Lounge da Oi no SPFW foi eleito o Top Lounge
Não é só de desfiles que se faz uma semana da moda. Fora das passarelas, os lounges têm vida própria e atraem os paulistanos. Alguns são formais e institucionais, outros mimam os convidados VIPs com presentinhos e ainda existem os que oferecem comidinhas regadas à champagne aos visitantes.
Para receber as Top Models na edição de Verão 2012 da SPFW (São Paulo Fashion Week), a Oi, maior empresa de telefonia móvel, foi eleita pelos fashionistas o Top Lounge do evento. Com direito a DJ e balada, fisgou os visitantes pelo estômago.
O novo conceito de gastronomia dos restaurantes Portas Fechadas, que estão em alta em Nova York, Roma, Toronto, Berlim e Paris também foi um dos ingredientes do lounge da Oi.
Trazido para o Brasil pelo chef Demian Figueredo, sócio proprietário do Les Amis, a moda é reunir pessoas desconhecidas para um jantar, criando a intimidade com encontros inesperados.
Na open house, a receita é a mesma. O chef badaladíssimo reuniu todos os dias na semana da moda paulistana pessoas que saborearam e se conectaram nessa nova tendência.
Fora das passarelas, a Oi desfilou ousadia e nesta edição ressurgiu em um lounge totalmente repaginado. A mudança de look fez o espaço ser montado em formato de uma casa. A única do evento e ainda com varanda Gourmet em grande estilo: de frente para as árvores sinuosas do Parque Ibirapuera.
Moda verde à parte, o público que passou pelo lounge da Oi se sentiu em casa. Sofás, estantes e até geladeira vermelha que hospedava um pinguim compuseram o cenário da open house, permitindo ao seleto grupo de convidados que passou pelo lounge um momento de relax entre um desfile e outro.
E quem preferiu assistir aos desfiles de dentro da Casa Oi, pôde acompanhar a transmissão ao vivo e as entrevistas do Back Stage com Renata Simões, que ancorou a Oi Moda de dentro do espaço.
Entre as celebridades que conferiram a SPFW, o ator Claudio Curi marcou presença no lounge da Oi.
Apressado pelo rodízio do carro, Curi também fez um rodízio nos lounges. Com muitas manobras visitou em poucas horas mais de 5 espaços, mas foi no aconchego da Casa Oi que reviu os amigos, falou de novos projetos, deu sinal vermelho ao espumante, mas infringiu a lei da balança, saboreando os saborosos wrap de frango assinados pelo chef Demian do Les Amis.
Do Canadá para o SPFW, com escala no lounge da Oi, a modelo Kate Somers foi uma das atrações nas passarelas do evento. Com o estilo de moleca e bem humorada, o que a consagrou no mundo da moda, usou até as cortinas do cenário como acessório do modelito.
A vegetariana de 59 quilos, distribuídos em 1,80 m de altura, resistiu às churrascarias brasileiras, mas caiu na tentação da gula, ou melhor dos chips de mandioquinha do lounge da Oi, assinados pelo baladíssimo chef Demian Figueredo.
Se a moda passa de pai para filhos, Sebastian comprova isso. O ex-garoto propaganda da C&A, que durante duas décadas foi referência de moda no Brasil, passou pelo lounge da Oi.
Acompanhado dos filhos Jaadi, que estreia como estilista, e Rudah, que já brilha na modelagem de algumas criações, Sebastian reviu amigos e até reviveu os tempos de bailarino. Usando e abusando do lounge da Oi para dançar.
A promoter Priscila Borgonovi, que promoveu o espaço da Oi nas edições anteriores, visitou o lounge. A ex-esposa de Fabio Assunção, com o qual tem um filho, aprovou o look novo da Casa Oi.
Sentada na varanda do espaço, disse que a mudança para o estilo open house reforçou que a empresa de telefonia continua no estilo dos ligadores: “inovando e lançando tendências”, comenta a empresaria.
Esbanjando glamour e elegância com a tradicional bolsa Chanel e óculos escuros da Prada, Costanza Pascolato passou pelo lounge da OI SPFW.
Após dias de Fashion Rio, seguidos da semana da moda paulistana, Constanza falou que esta estação evoluiu e muito em design e modelagem. Para continuar desfilando pelo espaço e conferir as novidades da moda, ela veio vestida, ou melhor calçada, com um mocassim de salto baixo, para desfilar dos corredores ao back stage da Bienal.
E para aquecer o frio, alguns convidados se renderam as sopinhas, inclusive Deborah e Ventura
Mas não é só de caldo quente que se aquece o inverno. A cor também. No frio paulistano, os fashionistas usaram e abusaram do vermelho no batom, esmalte e botas resgatando o look dos anos 30.
Após beijar carinhosamente Thiago Lacerda, agora será a vez do Murilo Rosa.
Não são somente os atores que ganham beijos das personagens vividas pela atriz Patricia Naves. O marido também.
Casada com o jornalista esportivo da Rede Globo Mauro Naves, Patrícia visitou o lounge da Oi. O casal trocou beijos e mimos. Além do amor tiveram vários motivos para a troca de tantos carinhos.
Patrícia começa a gravar um filme nacional, “Vazio Coração”, que será dirigido pelo goiano Alberto Araujo. A trama vai falar do desencontro de pai e filho após a morte da mãe. As locações serão no Hotel Barreiro do Araxá e também em Buenos Aires. No longa ela fará novamente a mãe de mais um galã. Desta vez será Murilo Rosa.
Fora do circuito nacional, 2011 trará Patrícia Naves somente para os paulistas, em mais um fabuloso trabalho de interpretação da atriz.
No segundo semestre ela inicia o monólogo “Por Trás”, que apesar de ter um título sugestivo, Mauro Naves já antecipa: “minha esposa fará uma mulher que fica por trás, mas do computador, a procura de um namorado na Internet.” comenta o jornalista.
Fora dos gramados, o repórter esportivo entrou em campo. Desta vez como fotógrafo, quando observou que dress cold xadrez, calça preta slim com botas de cano longo, compõem o look preferido do inverno. Com celular na mão, Mauro Naves não resistiu e acabou clicando um flagrante: a coincidência dos looks da assessora de imprensa dos atores Globais Berenice Lamonica e da jornalista Claudia Cristina.
Após tirar suspiros das mulheres durante o desfile da Herchovith, o modelo internacional Jorge Gelati deu uma pausa no Open House da Oi. Nascido no sul do país, o quarentão grisalho viveu no circuito internacional da moda européia nos últimos treze anos e, de volta ao Brasil, já avisa que após a SPFW, seu tênis Boss Orange vai desfilar muito pelo país. Pretende matar a saudade dos amigos e família em Porto Alegre antes de retornar à Paris.
O segredo da popularidade ele comenta, “…não está apenas no charme, mas na proteção espiritual deste colar que eu trouxe do Tibet”.
Mas não precisa ir tão longe para buscar o segredo de popularidade. Do Rio, diretamente para a semana da moda paulistana, o host do bar Atlântico, Bell Bilys chegou e arrasou. Com os looks despojados, o doorman deu um charme à mais ao Open House da Oi e conquistou a society paulistana.
A modelo Ana Claudia Michels, que fraturou o pulso na passarela da Blue Man na Fashion Rio, caiu, mas já deu a volta por cima.
Na semana de moda paulistana, a Top Model brasileira abriu a temporada de biquínis da grife Movimento, da estilista Tininha da Fonte. No frio paulistano, biquíni somente nas passarelas. No lounge da Oi, Ana Claudia exibiu uma blusa cinza em lã e a tala, mostrando que engessou apenas o pulso, porque na passarela a catarinense continua em cima do salto.
Nesta edição da SPFW, a moda foi fazer o bem. O cantor Carlinhos Brown que lançou, durante o evento, a linha de armação de óculos em parceria com a marca Chilli Beans, também visitou o lounge.
Ao definir a semana fashion paulistana, falou que moda é muito mais que têxtil. É inteligência, indústria, descoberta de talentos e uma ferramenta de oportunidades de renda para o Brasil, absorvendo mão de obra.
O mesmo pensa a consultora de moda, Chiara Gadaleta, que realiza ações que geram a sustentabilidade da moda. Com incentivo de gerar renda nas comunidades indígenas, a ex-modelo utiliza o material produzido das tribos Patajos e de Jeriquaquara na produção dos desfiles.
Na semana da moda, tudo indica que as bijus vão virar roupa no verão 2012 e fora das passarelas já ganham holofotes e a atenção dos estilistas.
Para incrementar o visual feminino, o estilista Mario Queiroz lançou uma linha de acessórios para mulheres. Algumas peças são feitas de ouro e esbanjam o colorido das pedras preciosas para compor o visual da mulher moderna que aprecia design.
Esse nicho é um bom negócio e pensando em abocanhar o mercado ou as consumidoras, as empresárias Rogéria Marciel e Lizeth Luz lançaram no período da semana de moda paulistana, o Biju Dress, peças grandes que são usadas como roupa. Elas são coloridas, combinam resina com metal, pedras com pérolas e vão representar o Brasil na Eclat de Mode, uma feira internacional de bijuterias que acontece em setembro em Paris.
Mas, como canta Kiko Zambianchi, se rolam as pedras no verão 2012, para a socialite Marina de Sabrit vai rolar crescimento de Market Share.
Usando um exclusivo óculos da Cutler and Cross, marca dos nobres ingleses, a empresária visitou a varanda do lounge e fez a retrospectiva da trajetória do idealizador da SPFW. “O Paulo Borges conseguiu fazer do evento menos buxixo e mais business”, diz Sabrit ao comentar que em função do evento ter se profissionalizado e colocado o Brasil na prateleira internacional da moda, o setor de tecelagem está em alta e ela está vendendo mais.
Marina de Sabrit responde pela operação brasileira da fabricante turca Isko. A indústria tem uma planta na Turquia com capacidade de produção anual de 200 milhões de metros de tecido e o Brasil se mostra como um grande mercado potencial. Entre as marcas que compram da empresa no Brasil, estão Ellus, Animale, Cori, Morena Rosa, Carina Duek, Calvin Klein.
ClaCricando com Paulo Borges
Usando calça jeans, tênis descolado e um trend coach preto, o fundador da Luminosidade, empresa que promove a São Paulo Fashion Week esteve no lounge da Oi, patrocinadora oficial do evento.
O empreendedor e pai adotivo de Henrique é determinado. Ariano com ascendente e lua em Áries, não carrega o peso do passado e para ele o presente já passou. Em entrevista no lounge da Oi, não quis falar sobre o balanço dessa edição, mas os planos para as próximas.
Claudia Cristina: A SPFW evoluiu e apresentou muitas mudanças nesses 15 anos. Qual é o seu olhar para essa debutante?
Paulo Borges: Quando olho para ela já vejo o futuro. Nesta entrevista já estou planejando as próximas edições do SPFW. Meu hobby é olhar para frente. Sou antroposófico e com facilidade me desapego do agora para me apropriar do amanhã.
Claudia Cristina: Se você fosse vestir sua filosofia de vida, qual seria seu look?
Paulo Borges: [sorrisos] Estilo futurista.
Claudia Cristina: Embora o passado já passou, gostaria de saber a trajetória da semana da moda paulistana. Em 2011 a SPFW dança a valsa de debutante, qual ritmo ela dançou no passado?
Paulo Borges: Tango! No começo, 15 anos atrás, eu acreditei naquele Brasil patriótico e nacionalista colocado pela ditadura. Quando eu estava na minha primeira semana de moda, tinha que explicar o tempo todo qual era a função do evento, o que o Brasil iria ganhar com ele. Na verdade, eu acreditei no potencial do Brasil e principalmente na possibilidade de São Paulo se transformar em uma vitrine da indústria da moda como Londres, Nova York.
Claudia Cristina: O que o Brasil conseguiu inovar em termos de semana da moda?
Paulo Borges: Há 10 anos transmitimos os desfiles que acontecem aqui na Bienal ao vivo pela internet, precisamente pela Oi Moda enquanto a semana na moda de Nova York começou a fazer isso há um ano.
Claudia Cristina: A era digital quebrou a era do gelo, período em que até a informação chegar em outro continente a notícia tinha esfriado?
Paulo Borges: A era digital tornou o universo pequeno, porque tudo ficou globalizado com a internet, blogueiros e principalmente com as redes sociais e muitas vezes um visitante tweeta e se transforma em formador de opinião.
Claudia Cristina: Saindo do túnel do tempo e indo para o futuro, quais são seus planos para o SPFW?
Paulo Borges: Vai continuar reforçando o papel de promover a cultura no nosso país. Cada edição tem um tema, elas servem de desculpa para trazermos debates para a sociedade. A SPFW não promove apenas moda e processo industrial. Ela entrega arte para a cidade de São Paulo, provoca um cenário de vanguarda com compromisso, com a sustentabilidade.
Claudia Cristina: O que representa a parceria com a empresa de telefonia móvel?
Paulo Borges: A empresa tem o mesmo DNA da SPFW, é uma troca de crença, ideologia, é uma relação de responsabilidade, vocação e entrega a arte.
Vejam o que rolou por dentro do Lounge mais descolado da SPFW de 2011
Fora do lounge da Oi, a sensação do SPFW verão 2012 foi a atriz Sonia Braga que desfilou a grife moda praia de Adriana Degreas.
Ao som de Tigresa, música escrita por Caetano Veloso em homenagem a atriz, Sonia Braga fez uma entrada performática e caminhando pela passarela abusou da sedução e do gingado da eterna Gabriela.
Para os Colegas da Caras, ela pediu para o fotógrafo fazer uma foto linda. Modéstia a parte, porque aos 61 anos Sonia Braga mostrou que não precisa nem mesmo de Photoshop.