Moda à palma da mão: Conheça o @asap54!
Aplicativo criado por brasileira identifica roupas e indica onde comprar peças parecidas em lojas online.
Tudo que você precisa fazer é tirar uma foto da roupa! Como assim?!
Imagina só…
Você está andando pela rua e de repente… Para tudo! Vê alguém com uma saia maravilhosa e morre de curiosidade para saber onde a pessoa comprou a peça, mas não tem coragem de chegar e perguntar.
A situação é mais comum do que a gente pensa…
Para dar uma forcinha com esse o dilema o Clacrideias traz uma dica de aplicativo que pode ser a sua salvação – o ASAP54!
A empresária brasileira Daniela Cecílio observou esta situação e teve o insight de criar a plataforma.
“O ASAP54 surgiu da minha frustração como compradora de moda, pois a procura de produtos de moda online pode ser um processo longo e doloroso. Muitas vezes via coisas na rua e não conseguia descrever em palavras, e mesmo quando conseguia, não encontrava os produtos para comprar. Muitas vezes achava um link de editorial, mas não um link para comprar”, conta Dani.
O app fashionista funciona de modo parecido ao Shazam – que reconhece qual música está tocando por meio de um rápido trecho. No caso do ASAP, em vez de hits, ele ajuda a encontrar roupas. Até o nome do aplicativo é poderoso!
“O 54 é uma referência ao Studio 54, uma boate famosa que Nova York teve nas décadas de 1970 e 1980. Já o “ASAP” é uma sigla em inglês de “as soon as possible”, ou “o quanto antes”, relata. O slogan também não fica por menos – “The new way to discover and shop fashion online” (A nova maneira de descobrir uma loja de moda online).
Operar é facinho, facinho.
Basta tirar um foto ou pegar uma imagem online, recortar somente a peça que gostou, escolher a categoria em que ela se encaixa (vestido, calça ou acessório, por exemplo), o gênero (feminino ou masculino) e em cinco segundos, aparecem mais de 20 produtos similares em lojas online na tela do celular.
Entre elas estão a Harrods, Forever 21, Barneys e Topshop. Diversas lojas brasileiras estão no app (Netshoes, Nike, Dafiti, Sephora, Zattini, Posthaus, Kanui, FarFetch, Nk Store, RayBan, Shop2gether, O que vestir, C&A, Glamour, Eotica, Cipela, Gallerist, Amaro, E-closet, Olook, Calvin Klein, Livo e Marisa). Dani afirma que quer ‘abrazileirar’ o app. “Temos esse plano e já contamos com algumas lojas/ marcas brasileiras, porém estaremos incluindo mais e mais”.
Até o momento, foram realizados mais de 600 mil downloads e a startup é ousada: “planejamos ultrapassar os 1 milhão até o final desse ano”.
O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas IOS e Android. Porém, já existem negociações para que o Windows Phone também seja contemplado em breve.
A renda vem das comissões cobradas das lojas parceiras. Três fundos de investimento em startups e nove investidores anjo acreditaram no potencial do ASAP54 e injetaram US$ 3,75 milhões na ideia em 2013.