O Falcão imbatível
O Falcon 7X, é um business tri-jet, projetado para proporcionar o máximo conforto aos passageiros em longos percursos
Fabricado pela francesa Dassault, conhecida mundialmente pela produção de aviões militares, como os Mirage e mais recentemente com o super caça Rafale, o jato executivo Falcon 7X quebrou o recorde mundial de maior velocidade atingida nos ares. Partindo do aeroporto Teterboro, em Nova York, a aeronave percorreu 6.430 km até pousar no London City, em Londres, sem nenhuma escala e em uma velocidade média de Mach 0,88, equivalente a 1.080km /h.
Com três motores Pratt & Whitney, o Falcon 7X pode transportar até 19 passageiros, mas costuma ser configurado para 12. Seus principais concorrentes são o Gulfstream G550 e o Bombardier Global XRS.
O interior do Falcon 7X foi projetado pelo estúdio DesignworksUSA, empresa do grupo BMW, em parceria com a Dassault Aviation. Sua cabine conta com dois toaletes, sendo um exclusivo para os passageiros e outro para a tripulação. Além disso, a cabine do Falcon 7X conta com galley completa para refeições quentes e frias, telefone via satélite, internet, fax e sistema multimídia com DVD e Blu-Ray players. As dimensões da cabine são majestosas: 11,9 m de comprimento, 1,88 m de altura, 2,34 de largura da fuselagem e 1,91 m de largura do piso.
O cockpit do Falcon 7X é equipado com aviônicos Primus EASy de última geração, desenvolvidos pela Dassault em conjunto com a Honeywell, e conta com 4 grandes telas de LCD de 14,1 polegadas, além de ser o primeiro business jet a utilizar o sistema fly-by-wire.
Com tudo isso, o preço de 50 milhões de dólares, não pode ser considerado muito alto. A hora de voo do jato custa em média 3.000 dólares.
A sigla 7X do Falcon deve-se às suas grandes 7 virtudes:
1 – Alta velocidade e grande autonomia
2 – Cabine de conforto máximo
3 – Valor sem precedentes
4 – Desenho revolucionário da asa e do cockpit
5 – Confiabilidade incomparável
6 – Projeto com 3 motores
7 – Versatilidade imbatível