Inverno pra eles: Saia de casa no estilo!
Com a ajuda de um personal stylist , o Clacrideias ensina como manter a elegância e o estilo montando looks estratégicos para as quedas de temperatura no inverno!
Hey, meninos (mais jovens ou maduros também)!
Vocês não acham que está na hora de incrementar o guarda roupas para enfrentar o inverno? A estação mais fria do ano começou em junho e só vai terminar em 23 de setembro de acordo com as previsões meteorológicas, então a ‘friaca’ não vai embora tão cedo. E temos certeza que você não quer pagar mico na rua andando sem orientação de moda, né?
Amado por uns e odiado por outros, o inverno pega de jeito quem mora principalmente na região Sul e Sudeste do País, já que as demais regiões conseguem manter temperaturas mais equilibradas, sem muitas variações térmicas. O momento crítico da economia pede que sejamos inteligentes, visto que a indústria têxtil tem apresentado grande crise nas vendas, o que está abalando o mercado e o comércio. Algumas lojas, de olho nisso, tem feito boas liquidações de inverno com excelentes peças.
Por isso, vamos aproveitar e renovar!
Para o consultor de imagem Luiz Maia, a questão é saber usar os tecidos a seu favor e de acordo com a temperatura, já que São Paulo muda de ‘clima’ diversas vezes ao longo do dia. “Tecidos meia estação são ótimos, pois são mais flexíveis. Boa opção são os suéteres, que podem ser usados em qualquer idade e looks diferentes. Como vivemos em um país tropical essa variação de temperatura é comum. Por isso, o ideal é sempre ar uma espiada na previsão e montar um visual de acordo com o dia”, manda a dica.
Para o gerente de eventos Denis Minatti, que não é lá muito fá do inverno, a sacada está em apostar e em peças que sejam estratégicas e que além de protegerem do frio da estação, lhe faça feliz. “Como não gosto muito do frio, acabo escolhendo lugares mais fechados para ir no inverno. Aí coloco uma boa camisa e um bom jeans, além do suéter. Amo as camisas da Sérgio K e as calças da Diesel“, diz.
O segredo pra não errar é apostar em peças-chave!
Cachecóis, lenços e echarpes ainda são peças que o homem brasileiro não incorporou muito ao estilo, mas são estratégicas para proteger nos dias frios. Além disso, podem ser encontradas facilmente em coleções de inverno e oferecem estampas ricas para o visual. “Um casaco, blazer ou jaqueta sempre trazem um pouco mais de sofisticação e formalidade ao look, por exemplo. Uma boa jaqueta em couro é uma peça chave para uma produção bacana. Na hora de comprar, não tenha medo de investir em um bom couro, pois ele vai durar muitas estações”, afirma.
Dicas – com atitude e elegância
Para os mais jovens, a dica do consultor é usar o bom e velho jeans com uma aqueta de couro clássica (são as melhores e nunca saem de moda!), unindo uma camisa xadrez flanelada (conhecida também como ‘lenhador’) e um coturno.
Os maduros podem apostar num Trench Coat (como o da foto), velado com um terno por baixo ou sueter e calça.
No inverno não se usa muitos acessórios, já que existem as sobreposições de roupas. “No máximo um bom óculos escuro e um relógio já dão um up”.
O que usar nos pés?
Botas e coturnos são estratégicos para os dias de chuva e muito frio. Meias coloridas estão em alta, o que não faltam são cores e estampas para aproveitar!
Sobre Luiz Maia
Formado em Designer, Luiz Maia criou um conceito de imagem baseado na experiência que tem como personal stylist, ajudando clientes a encontrarem um estilo pessoal por meio de assessorias em compras, coloração pessoal e orientações para ocasiões especiais. Maia atualiza os conhecimentos em instituições renomadas da capital paulista, como a FAAP, Panamericana Escola de Arte e Design e na Escola Madre Conhecimento Criativo.
Atualmente, divide a LM Personal Stylist Image Consulting entre Brasil e Estados Unidos.