Uso de aparelhos eletrônicos é liberado durante vôo da Gol
Pela primeira vez no Brasil, uma empresa aérea é autorizada a ampliar o uso de celulares, laptops e tablets durante o vôo.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os passageiros da Gol poderão usar seus aparelhos durante toda a viagem. Porém, a empresa alerta que, na maior parte do tempo, os equipamentos deverão estar no “modo avião”, ou seja, não será durante todo o trajeto aéreo, mas pelo menos os passageiros terão um tempinho para utilizarem seus aparelhos eletrônicos.
Antes, os aparelhos deviam ser desligados nos momentos de deslocamento por terra, nos de decolagem, aproximação e pouso. A autorização agora vale para todos os momentos, como deslocamento por terra até a pista, decolagem, subida, cruzeiro, descida, aproximação, pouso e deslocamento até a área de desembarque.
No entanto, os aparelhos deverão estar no modo avião desde o deslocamento na direção da pista de decolagem até o pouso. Nesse modo, os aparelhos ficam livres de interferências. Por isso, eles poderão ser utilizados durante praticamente toda a viagem.
Todavia, a transferência de dados e ligações serão permitidos, somente, enquanto a aeronave estiver estacionada, e logo após o pouso, enquanto ela se desloca ao ponto de parada para o desembarque. “A experiência do voo fica mais descomplicada e agradável, evitando a necessidade de desligar os aparelhos, e possibilitando que o passageiro não interrompa integralmente suas atividades”, informou, por meio de nota, o diretor executivo de operações da Gol, Sergio Quito.
De acordo com a empresa, os equipamentos devem ser guardados nos bolsões à frente da poltrona ou junto ao corpo no momento das instruções de segurança, pouso, decolagem ou turbulência. Aparelhos maiores que um tablet, por exemplo, devem ficar nos compartimentos superiores.