Dono da construtora Cyrela doa 60% de fortuna para caridade
Aos 71 anos, Elie Horn, dono da Cyrela, a maior construtora e incorporadora do país, decidiu doar 60% do seu patrimônio pessoal, estimado em US$ 1 bilhão – R$3,9 bilhões –, para causas sociais.
Quem pensou que essa seria uma boa ação que todos os mais afortunados deveriam fazer errou. Pelo menos aqui no Brasil, Elie Horn é o primeiro brasileiro a aderir ao “The Giving Pledge”, que faz parte do programa criado por outros dois bilionários, Bill Gates e Warren Buffett em 2010.
Bill e Warren lideram o ranking mundial da filantropia e incentivam outros bilionários a destinar pelo menos metade de suas fortunas para investimentos sociais ao longo da vida.
O magnata construtor, Elie Horn ia doar 100% de sua fortuna para a caridade, mas a esposa muito sensata não deixou logo de cara. Os filhos apoiaram o homem que fizeram da doação, uma doação familiar.
O casal Elie e Susy Horn foi formalmente anunciado como novos membros do The Giving Pledge em junho, ao lado de outros bilionários da Índia e Turquia. Os filhos, Efraim e Raphael Horn dizem que este ato vai fazer o pai “rico eternamente”.
No site da organização, o casal está entre os 138 membros que doaram parte de sua fortuna, como Mark Zuckerberg, co-fundador do Facebook, Michael Bloomberg, empresário de mídia, Richard Branson, fundador do grupo Virgin e Ted Turner, empresário das comunicações.
E como diz o CEO do site de finanças Money Guru, Stanlei Bellan, doar não significa apenas dar aquilo que já não serve mais, mas também é um passo importante para o sucesso.