Festival Novas Frequências traz máquinas que tocam tesouras e pentes
Som pode sair de qualquer lugar, certo? Mas música não é qualquer um que tem habilidade para fazer. No Festival Novas Frequências, a música é feita com máquinas que “tocam” tesouras, pentes e outros objetos do cotidiano. É com essas e outras maneiras inusitadas de produzir sons que os artistas que fazem parte do Festival chegam ao Rio de Janeiro a partir de amanhã (1º/12).
O evento já está na quinta edição e é o maior Festival dedicado à música experimental na América Latina. O mais divertido desta festa é que acontece em diversos pontos da cidade, como o Sesc Ginástico, no Cais da Imperatriz, e o teatro Maison de France, no Centro.
A diversidade se estende à seleção das atrações que ao invés de trazer os mesmos artistas das edições passadas, pega o principal de cada um dos outros quatro eventos anteriores para trabalhar outra vez.
Entre os destaques deste ano estão os italianos do Quiet Ensemble, com a performance “The Enlightenment”, em que usam recursos luminosos para produzir música.
O Festival também escala duas bandas do inglês Kevin Martin: The Bug e King Midas Sound. E brasileiros como a cantora Jussara Marçal e o compositor Cadu Tenório, que mistura eletrônico com a música afro-brasileira estarão presentes.
Neste ano serão 42 artistas de 12 países, que se apresentam até o dia 8 de dezembro. Não tem porque não ir!
Serviço
Festival Novas Frequências
Local: Rio de Janeiro, em sete endereços (consulte no site)
Data: De 1º/12 até 8/12
Quanto: Grátis ou até R$20
Classificação: Livre