9 edifícios que vão ser marcos das cidades turísticas em 2016
Que tal visitar o Museu do Louvre em… Abu Dhabi? Sim, isso será possível: o projeto está previsto para ser inaugurado neste ano e é fruto de um acordo entre a cidade e o governo francês. E este não será o único grande projeto de arquitetura previsto para 2016. No âmbito ecológico, também há ótimas novidades, como a Torre Tao Zhu Yin Yan, em Taiwan, que terá sistemas de reciclagem de lixo, reúso da água e uso da energia solar.
World Trade Center Transportation Hub, Nova York
Depois de 12 anos, a estação projetada por Santiago Calatrava deve ser inaugurada neste ano. O projeto faz referência a asas suportadas por colunas de luzes. “Durante a noite, a iluminação da construção servirá como lanterna para toda a vizinhança”, diz Calatrava.
Centro de Artes Performáticas OMA, Taiwan
A construção terá uma grande esfera sustentada por uma moldura esquelética e foi projetada pelos arquitetos Rem Koolhaas e David Gianotten.
Expansão do Tate Modern, Londres
O Tate Modern, museu de arte contemporânea de Londres, pode ter uma nova parte ligada à sua estrutura. O projeto é da dupla suíça Herzog e deMeuron e, embora seja ultra moderno em relação à construção original, deverá se integrar perfeitamente.
Louvre Abu Dhabi
O Museu do Louvre em Paris anunciou que associaria o seu nome ao deste novo museu, como parte de um acordo de 30 anos entre a cidade de Abu Dhabi e o governo francês. O projeto foi feito pelo arquiteto Jean Nouvel, que construiu o teto em aço para criar uma ilusão de chuva de luzes para quem anda dentro dele.
Torre Tao Zhu Yin Yan, Taiwan
O prédio foi projetado pelo arquiteto belga Vincent Callebaut, conhecido por relacionar seus trabalhos ao meio-ambiente. A construção também será conhecida como Agora Garden e terá uma estrutura ecologicamente correta com reciclagem de lixo, reúso de água e uso da energia solar.
Museu de Arte Latino-Americana, Miami
Após recentes investimentos, Miami se tornou uma referência em arte contemporânea e design. O novo museu promete estimular ainda mais essas produções. A estrutura foi desenhada pelo arquiteto Fernando Romero e terá terraços abertos que se sobrepõem.
Museu Nacional Zayed, Abu Dhabi
A construção foi projetada pelo escritório de arquitetura Foster + Partners e terá cinco torres de aço leve que foram desenhadas para lembrar as asas de um pássaro. O museu homenageará a história e a cultura dos Emirados Árabes.
Museu Nacional de História e Cultura Afroamericana, Washington
O prédio coberto por bronze faz alusão ao trabalho de ex-escravos que ganharam a liberdade no sul dos EUA. O projeto é do tanzanês David Adjaye.
Ping An Financial Center, Shenzhen
O prédio de 100 andares será o mais alto de Shenzhen, na China, e o quarto maior do mundo. É considerada uma estrutura verde, por certificações internacionais, e foi projetada pelo escritório Kohn Pedersen Fox Associates.