Playlist Oscar: 10 filmes indicados ao prêmio para assistir
Faltando apenas uma semana para a maior premiação da academia de Artes Cênicas, o Oscar 2016, o Cla Cri montou uma lista com os dez filmes mais indicados que todo admirador de cinema tem que ver.
A parceria entre Leonardo Dicaprio e Alejandro González Iñárritu dominou as indicações. O Regresso fala do caçador de peles Hugh Glass, que liderava uma missão ao longo do rio Missouri, quando foi atacado por um urso. À beira da morte, ele é abandonado na floresta por seus companheiros, sobrevive e parte em busca de vingança.
Mad Max: Estradada Fúria segue com dez indicações ao prêmio, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor. O filme conta a história do guerreiro das estradas Max (Tom Hardy) que acaba sendo capturado por um perigoso grupo de guerreiros dos desertos apocalípticos da Austrália. Com a chance de fugir, Max ainda tem que decidir se vai ajudar a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) a resgatar algumas meninas que são mantidas como escravas.
Perdido em Marte tem sete indicações ao Oscar e conta a história do astronauta Mark Watney (Matt Damon) que durante uma severa tempestade em Marte é dado como morto. O cientista sobrevive milagrosamente, mas abandonado no planeta vermelho e com poucos suprimentos, ele teme não sobreviver até que uma missão de resgate consiga alcançá-lo a tempo.
Spotlight é o longa baseado em fatos reais, que acompanha o grupo de jornalistas de Boston que reúne provas sobre diversas denúncias de abuso de crianças causados por padres católicos. Eles vão a procura de justiça, mesmo com os esforços dos religiosos para ocultar as histórias.
Com Tom Hanks, o filme Ponte de Espiões tem seis indicações para a estatueta, como o de melhor filme e Melhor Roteiro Original. O longa conta a vida de James Donovan (Tom Hanks) advogado do Brooklyn que, durante a Guerra Fria, é enviado, a pedido da CIA, para negociar o resgate de um piloto americano.
Adam Mckay concorre ao prêmio de melhor diretor com o filme A Grande Aposta que concorre em cinco categorias. Para quem gosta de economia esse é o filme certo. Quatro homens, de fora do mercado financeiro, perceberam de antemão o que os grandes bancos, a mídia e o governo não conseguiram prever: a crise que abateu os Estados Unidos em 2008. Com investimentos ousados, eles acabam conhecendo o lado sombrio do sistema bancário moderno.
Que a força esteja com os fãs de Star Wars: O Despertar da Força que estão torcendo para o longa levar pelo menos o prêmio dos cinco ao qual foi indicado.
A Garota Dinamarquesa é a cinebiografia do pintor Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero concorre em quatro categorias.
O Quarto de Jack é o drama maternal baseado no livro homônimo, escrito por Emma Donoghue. A trama acompanha a história de Jack, menino de cinco anos que vive trancado em um quarto sem janelas e não conhece nada do mundo, exceto pela realidade apresentada pela sua mãe. O filme tem quatro indicações ao Oscar, incluindo a de melhor de filme.
Para finalizar a lista, o filme Brooklin aparece com três indicações incluindo a de Melhor Filme, Melhor Atriz (Saoirse Ronan) e Melhor Roteiro Adaptado (Nick Hornby). O longa conta a história da jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) que se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. Após se adaptar a jovem conhece o bombeiro italiano Tony (Emory Cohen). A partir daí sua vida fica dividida entre o amor e o dever.