Leilão reúne documentos e cartas de Dom Pedro I para João VI
Um leilão de São Paulo que acontece hoje (07.04) está chamando a atenção pelo valor histórico. É um acervo que mostra como o Brasil era antes da Independência de Portugal. Entre as obras raras, estão cartas de Dom Pedro I para o pai, João VI.
O Brasil pintado pelo alemão Rugendas nas viagens que fez por aqui, entre 1822 e 1825. O quadro do francês Debret. Objetos, móveis e documentos de quando o Brasil ainda era Português estão saindo de coleções particulares e devem passar para novas mãos.
Leia mais: Exposição da Van Cleef & Arples traz acervo histórico de peças
Ao todo, mais de 450 lotes serão leiloados em São Paulo. O grande acervo histórico da memória do Brasil, oferece livros, manuscritos, litografias, esculturas e outros artigos dos séculos XVIII e XIX, documentos manuscritos e impressos do Brasil Colônia e Império, assim como grande acervo de primeiras edições de livros raros. Todos os lotes devidamente submetidos à apreciação e análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Uma das preciosidades será o quadro de “Debret em seu atelier” assinado por Debret e Palliére, Di Cavalcanti, Portinari, Vitor Brecheret, Mabe, Almeida Júnior, Anita Malfatti, coleção de esculturas de Chiparus e coleção Imagens Sacras.
Leia mais: Jackie Shor arma cocktail em torno de Ella Cisneiros e da Arte Cubana
Serviço
Endereço: Rua João Lourenço, 70. Vila Nova Conceição, São Paulo
Quando: de 5 até 7 de abril
Horário: a partir das 20h30
Informações: Dutra Leilões