Nostalgia: Produtos e peças escondidas no armário voltam a ser tendência
É fã de fotografia, dos anos quando todo mundo guardava as melhores recordações em álbuns, e até mesmo revelava as fotos com cabeça cortada? Se sim, essa notícia é animadora. Depois de toda a tecnologia, a moda do retrô e vintage voltaram com tudo. São roupas com toque clássico, vitrola e até a Artpop voltou para ficar.
Depois que as câmeras digitais foram lançadas e com o surgimento das redes socais, houve uma pausa na revelação de fotos. No entanto, com a volta dos retrôs, montar álbuns também voltou. A líder brasileira no segmento de produtos customizados com fotografias, a Phooto! registrou 60 mil pedidos no Brasil no último mês.
Leia mais: Gucci vai unir desfiles feminino e masculino em única apresentação
Os foto-livros são um dos produtos mais pedidos, justamente por resgatar valores que as fotos digitais não alcançam. Segundo Fábio Zausner, CEO da Phooto Brasil, “Apenas a fotografia impressa é capaz de contar uma história e reviver uma fase da vida. As fotos nos ajudam na construção da identidade, na criação de uma biografia e de memórias próprias”.
O executivo também comenta a importância de guardar as fotografias, “Uma viagem, um aniversário ou reunião de família despontam nossos melhores sentimentos. É a forma mais poderosa de reviver um momento que não volta mais. E tem algo melhor do que isso?”, conclui Fábio Zausner.
Leia mais: Exposição da Van Cleef & Arples
As tendências estão sempre indo e voltando, o que é considerado ultrapassado hoje pode voltar com uma nova pegada no próximo ano e virar a peça mais trendy do momento. Não é à toa que hoje já existem curadorias específicas para peças vintage, além de coleções e editoriais todos inspirados na nostalgia. A famosa calça boca de sino, foi vista na última semana de moda na coleção masculina de grifes como Gucci e Bottega Veneta. Famosa nos anos 70, os sapatos de David Bowie também foram trazidos por Balenciaga, Vivienne Westwood e Marc Jacobs.
As vitrolas são outro exemplo. O mercado voltou a produzi-las e alguns álbuns ganharam lançamento especial em vinil e alguns, só podem ser encontrados desta forma.É claro que os aparelhos tem o melhor do vinil e a tecnologia mais avançada do que os antigos, adaptados para a nova realidade moderna. Alguns possuem entrada para USB e a possibilidade de utilizar caixas de som com mais potência.