Giro Fashion: Ronaldo Fraga homenageia refugiados no primeiro dia de SPFW
Todos os fashionistas já sabem que essa é a semana mais importante para o universo da moda, o São Paulo Fashion Week começou ontem (25), já bombou com as novas tendências exibidas na 41ª Edição. O tema, Mãos que valem ouro foi seguido quase que à risca pelos estilistas que desfilaram ontem. Isso porque o processo criativo foi bastante artesanal e único para cada um dos trabalhos.

Desfile de Ronaldo Fraga (Foto: Divulgação)
Arte, literatura, música e cultura popular foram os pontos em comum das coleções de Ronaldo Fraga, Apartamento 03, Amabilis, Uma Raquel Davidowicz e Lilly Sarti.
Leia mais: Veja as três melhores trilhas do SPFW

Lilly Sarti – Backstage (Foto: Divulgação)
Quem abriu a semana de moda nessa segunda foi Lilly Sarti que se inspirou nos seres fantásticos e as lendas, além das narrativas populares do sertão nordestino, associadas às xilogravuras do artista pernambucano Gilvan Samico. A fluidez das vestes ficou por conta dos tecidos leves e clássicos, como a seda, crepe e algodão. Para o toque artesanal, o crochê também teve a sua vez.

Detalhe: Beleza do desfile assinada por Daniel Hernandez (Foto: Divulgação)
A beleza do desfile assinada pelo maquiador Daniel Hernandez destacou a tendência da pele leve e natural com alguns pontos de realce como os olhos, que receberam um leve esfumado em um cobre claro. Para arrematar, não podia faltar o iluminador no arco do cupido.

Uma Raquel Davidowicz (Foto: Divulgação)
Para comemorar as duas décadas de existência, a marca Uma Raquel Davidowicz também apostou em tecidos fluidos, com fibras naturais, como seda, algodão e linho. A estilista apresentou como novidade uma alfaiataria casual, de algodão com elastano, que não desbota mesmo quando submetida a várias lavagens.

Vanessa Rozan assina beleza de Uma Raquel Davidowicz (Foto: Divulgação)
Essa é a tendência do conforto com a praticidade cada vez mais levada a sério pelas marcas que encaram o consumismo de outra forma, oferecendo muito mais qualidade do que uma compra rápida, para satisfazer um desejo imediato.

Looks Amabilis (Foto: Divulgação)
No desfile da Amabilis, teve de tudo um pouco. Decote geométrico, transparência, amarelo-limão, metalizado e até lápis preto na linha d’água. A marca estreou no evento, dentro do Projeto Top Five, do SEBRAE e ousou no desfile-espetáculo levando músicos para a passarela. A coleção diversificada ora apostava na leveza, ora no prata e amarelo.

Amabilis leva música para passarela (Foto: Divulgação)
Por último, mas um dos maiores destaques do primeiro dia, o desfile de Ronaldo Fraga.
Leia mais: Bruno Gagliasso inaugura primeira loja Polo Ralph Lauren em São Paulo

Ronaldo Fraga abre desfile com rostos cobertos (Foto: Divulgação)
Já é do saber da humanidade fashion que o estilista sabe contar bem uma história. É dessas pessoas que começam a conversar e te transportam para outro lugar, ao ponto de te emocionar com tamanho envolvimento. O dele e o seu, no universo que ele generosamente faz questão de dividir com seu interlocutor. Seus desfiles são tão tocantes certamente por isso. Ronaldo Fraga foi buscar na literatura a principal inspiração para coleção “Re-Existência”.

Cinco refugiados convidados pelo estilista – dois sírios, uma congolesa, um senegalês (que abriu o desfile) e um palestino – participaram do desfile de Ronaldo Fraga (Foto: Divulgação)
O desfile começou com os modelos com rostos cobertos, antes do estilista apresentar a nova coleção inspirada no moçambicano Mia Couto e no angolano Valter Hugo Mãe. Flores e grafismos multicoloridos em tecidos e modelagens leves revelam mais do que uma tendência, trazem impressa a experiência do estilista que faz história no Brasil.

Marcos Costa assina beleza do desfile de Ronaldo Fraga (Foto: Divulgação)
A beleza assinada pelo beauty artist Marcos Costa, também seguiu o mesmo desafio do estilista. Costa se inspirou nos cabelos trançados das moçambicanas refugiadas em Portugal. Cada penteado era único.
Leia mais: MOB faz noite peruana para lançar coleção inspirada em Machu Pichu

Sophia Abrahão no SPFW 41 (Foto: Divulgação)

Mariana Weickert (Foto: Divulgação)

Arlindo Grund (Foto: Divulgação)

Monica Iozzi (Foto: Divulgação)
Quem passou pelo São Paulo Fashion Week e arrasou no Street Style foram as celebridades. Entre as mais bem vestidas, Sophia Abrahão, Mariana Rios e Mariana Weickert.

Mariana Rios no SPFW (Foto: Divulgação)