De gole em gole Expresso Bier Fest coloca Atibaia na Rota Nacional da cerveja artesanal
Não é somente de festas do morango e flores que vive Atibaia. A 53 km de São Paulo, o município, que nos últimos dias abrigou jornalistas em função do suposto sítio do ex-presidente Lula e também da antena da Oi, recebeu entre os dias 29 abril e 1º de maio cerca de cinco mil visitantes que desembarcaram na Estação Atibaia para degustar cervejas de 12 produtores regionais.
Atualmente no Brasil são consumidos cerca de 13 bilhões de litros de cerveja, segundo dados de 2015 do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas). Até o mês de maio deste ano já foram comercializados mais de 4 bilhões de litros da bebida. Além disso, o mercado de cervejas artesanais cresceu 64% em uma década em todo o país.
Bebendo da fonte desse crescimento, os empresários Eliane Pires, Rogério Martins e secretário de desenvolvimento econômico de Atibaia, Livio Giosa, se uniram para mostrar que a cidade também tem cerveja.
” … conseguimos receber mais de cinco mil visitantes”, comenta a organizadora ao informar que a expectativa é transformar o evento em referência nacional, atrair turistas, além de aquecer a economia local.
Se a economia não está aquecida no país, o processo de fabricação da cerveja na região de Atibaia está fervendo. Na edição da Bier Fest 2016 a criatividade foi o ingrediente principal no processo de fabricação da bebida. Os cervejeiros usaram e abusaram dos sabores. Já tomou cerveja de abóbora, tangerina ou café? Nem mesmo a “breja” com sabor de pimenta escapou.
Além do sabor outra novidade foi a preocupação com a embalagem. A Sauber Beer estampou rótulos de artistas plásticos. Nascida da paixão da família do Engenheiro Químico, Renato Marquetti Junior, a cervejaria destaca-se no mercado pelo incentivo a arte.
A cervejaria Dama mostrou que Piracicaba não tem apenas as tradicionais pamonhas. A empresa levou para o evento a IPA – India Pale Ale. Com cor âmbar, brilhante e com aroma que passeia por tons cítricos, frutados (laranja) e por sugestivas notas de caramelo, sem perder a característica do sabor amargo do amargor de lúpulo.
Mas para o público que elegeu as três melhores cervejas do festival, a Bragantina ocupou o terceiro lugar do pódio, em segundo ficou a “Weiss” da Pedra Grande.
O primeiro lugar ficou para a cervejaria Schmitz – Zandoná. A marca, que entre os sócios tem o ex-piloto Guilherme Schmitz, mostrou que não caiu de paraquedas no mercado cervejeiro ao posicionar as artesanais “Irish Red Ale Thunderbolt” e “Weizenbier Flug” em primeiro lugar do festival da Expresso Bier Fest 2016.
E para quem quis comemorar o resultado, tudo acabou em rock. As bandas Reprise inédita, 1986, Trama, Back Ferry e Blis animaram a noite de quem não é bom de copo.
No final de semana do Expresso Bier Fest até o setor hoteleiro brindou o aumento de ocupação. O Resort Tauá aproveitou a oportunidade para mencionar a expansão do hotel, que contará com uma área de eventos para até 3 mil pessoas, e um novo espaço de lazer. “…dia 1 de julho deste ano acontecerá a inauguração da Jota City, um projeto original da rede Tauá, em Caeté, que propõe à criançada muita diversão, conceitos, artes, ciências, esportes e alimentação saudável”, comenta a gerente de vendas, Viviane Dias.
A equipe do ClaCrideias viajou a convite do Resort Tauá, A3 Comunicação, Mapa Comunicação e Expresso Bier Fest.
Veja quem foi degustar a cerveja e ainda ficou bem na foto: