Confira as medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016
A Olimpíada Rio 2016 chegou ao fim neste final de semana e será lembrada não só por ser a primeira no país – além da primeira na América Latina -, mas também por ter rendido ao time olímpico brasileiro um novo recorde de medalhas. Foram 19 pódios para o país nos Jogos Olímpicos: 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.
Com isso, o Brasil concluiu sua participação nos Jogos Olímpico do Rio na 13ª posição do ranking de medalhas, porém a meta do Governo Federal e do Comitê Olímpico do Brasil de ficar na lista dos dez mais premiados não foi atingida. Relembre abaixo todas as medalhas do país:
Rafaela Silva (judô)
A judoca Rafaela Silva, de 24 anos, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil. Negra, pobre, e da Cidade de Deus, Rafaela venceu barreiras e foi campeã olímpica no judô, na categoria peso leve. Na final, ela derrotou Dorjsürengiin Sumiya, da Mongólia.
Thiago Braz (atletismo)
Com recorde olímpico de 6,03 metros, Thiago Braz, de 22 anos, venceu na final o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico em Londres e recordista mundial, e conquistou ouro no salto com vara. Foi a primeira vez que um brasileiro ganhou uma medalha na prova.
Robson Conceição (boxe)
Robson Conceição, de 27 anos, conquistou a inédita medalha de ouro para o Brasil, na categoria leve (até 60 kg), ao derrotar o francês Sofiane Oumiha. A história de Robson com o boxe começou aos 13 anos.
Martine Grael e Kahena Kunze (vela)
A dupla Martine Grael e Kahena Kunze conquistou a quarta medalha de ouro das Olimpíadas Rio 2016. Elas terminaram a regata decisiva da categoria 49ers FX Feminino em primeiro lugar, com uma vantagem de apenas dois segundos da dupla de Nova Zelândia e saíram da Baía de Guanabara carregadas pelos torcedores.
Alison e Bruno (vôlei de praia)
Debaixo de chuva, a dupla brasileira bateu os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17) e conquistaram a quinta medalha de ouro do Brasil na Rio 2016. Esta foi a segunda medalha de Alison, que ganhou prata nos jogos de Londres 2012 com Emanuel.
Seleção masculina de vôlei
A seleção masculina não conquistava o ouro olímpico desde Atenas 2004. Desta vez, ao iniciar com três vitórias e duas derrotas, a seleção se sagrou campeã com duas vitórias por 3 sets a 0: sobre a Rússia na semifinal e Itália, na grande decisão.
Seleção masculina de futebol
Na final contra a Alemanha, o futebol brasileiro conquistou a tão desejada medalha de ouro. No feito inédito, o jogo teve prorrogação e a decisão ficou para os pênaltis: 5 a 4 para o Brasil, com gol do Neymar.
Felipe Wu (tiro esportivo)
Felipe Wu, aos 24 nos, garantiu a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ele ficou em segundo na prova de tiro esportivo, na modalidade de ar 10 metros, e conquistou a prata.
Arthur Zanetti (ginástica artística)
Quatro anos após vencer na ginástica olímpica em Londres e se tornar o primeiro campeão olímpico do país, Arthur Zanetti, de 26 anos, conquistou a prata nas argolas, com 15,766 pontos, abaixo dos 15,900 de 2012. Ele é o primeiro ginasta brasileiro a conquistar duas medalhas olímpicas.
Arthur Nory e Diego Hypolito (ginástica artística)
Bicampeão mundial no solo, Diego Hypolito não conseguia repetir o feito em Olimpíadas mas agora, aos 36 anos, subiu ao pódio para receber a prata seguido de Arthur Mariano Nory, que levou o bronze na ginástica de solo masculina em sua primeira Olimpíada.
Isaquias Queiroz (canoagem de velocidade)
O baiano de 22 anos foi o primeiro atleta brasileiro a ganhar três medalhas em uma só Olimpíada. Isaquias conquistou a prata na prova de 1000 metros de canoagem individual, o bronze nos 200 metros e mais uma de prata na prova dos 1000 de duplas, junto com Erlon de Souza.
Ágatha e Bárbara (vôlei de praia)
Estreantes e jogos olímpicos, a dupla Ágatha e Bárbara eliminou a americana Kerri Walsh, tricampeã olímpica, e sua parceira, April Ross, na semifinal. No entanto, elas perderam na final para as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst por 2 sets a 0 e levaram a prata no vôlei de prata feminino.
Rafael Silva (judô)
Conhecido como Baby, o judoca Rafael Silva, de 29 anos, repetiu o desempenho em Londres 2012 e ganhou a medalha de bronze na categoria peso-pesado (acima de 100 kg).
Mayra Aguiar (judô)
Aos 25 anos, Mayra Aguiar venceu a cubana Yanlennis Castillo e levou o bronze na categoria meio-pesado (até 78 kg), mesmo resultado dos jogos em Londres 2012. Esta foi a teceira olimpíada de que a atleta participou.
Poliana Okimoto (maratona aquática)
A paulistana Poliana Okimoto abandonou a prova em Londres 2012 e agora, aos 33 anos, conquistou o bronze nos 10 km da maratona aquática feminina, ao ser beneficiada pela punição à francesa Aurelie Muller, que fez manobra ilegal. A nadadora compete pela seleção desde os 13 anos e esta foi sua terceira olimpíada.
Maicon de Andrade Siqueira (taekwondo)
Maicon Siqueira, de 23 anos, perdeu nas quartas de final, se recuperou na repescagem e levou o bronze inédito no taekwondo, na categoria mais de 80 kg, ao vencer o britânico Mahama Cho, por 5 pontos a 4.