Uber vai exigir selfie de motoristas para confirmar identidade
Desde a última sexta-feira (23/9), a Uber passou a exigir que seus motoristas tirem uma selfie em tempo real para confirmar sua identidade aos usuários da plataforma de serviço antes de aceitar uma corrida. A ideia é aumentar a segurança, tanto para os funcionários como para os usuários.
Trata-se do Real Time ID Check, baseado na tecnologia de análise cognitiva da Microsoft, que exige que o motorista tire periodicamente uma selfie para ser autenticado no sistema antes de pegar passageiros. “Isso evita fraudes e garante que as contas sejam responsabilizadas”, explica o diretor de segurança do aplicativo, Joe Sullivan.
A imagem é cruzada com a foto registrada no banco de dados da companhia e, se por duas vezes a imagem não bater com os registros do motorista, a conta é bloqueada temporariamente para averiguação. A fase de testes do comprovante de identidade constatou que 99% do tempo as fotos são compatíveis com seus cadastros. “A maioria das incompatibilidades foram devido à falta de clareza das fotos de perfil”, disse Sullivan.
O recurso está sendo disponibilizado para os motoristas nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não há estimativa de quando a ferramenta deve chegar.