Range Rover Sport SVR realiza testes de aceleração em diversos tipos de terreno
Faça chuva ou faça sol, o Range Rover Sport SVR oferece um desempenho fora do comum. Combinando a capacidade em todos os tipos de terreno da Land Rover com um motor V8 de 550 cv e avançados sistemas de tração, o modelo oferece uma performance única em um mundo que não se restringe apenas às pistas de competição.
Desde que foi apresentado aos clientes em meados de 2015, o Range Rover Sport SVR mostrou toda a capacidade da então recém-criada Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover em produzir modelos capazes de tirar o fôlego de seus clientes e amantes das marcas. Desde seu lançamento em 2006, mais de 285 mil Range Rover Sport de todas as versões foram vendidos em mais de 170 países.
No caso do Range Rover Sport SVR, muitos clientes devem ter se encantado pelo veículo por conta de sua capacidade de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos, mas isso é apenas um exemplo dentro de uma série de características marcantes que o modelo possui.
Quando aquele asfalto liso, abrasivo que oferece a tração perfeita para o modelo não está disponível, a maioria dos veículos esportivos sofre com a falta de aderência, estabilidade e desempenho. Ocorre que nenhum desses esportivos tem o vasto conhecimento de condução em todos os terrenos que a Land Rover possui.
Para demonstrar toda essa capacidade, os técnicos da Land Rover submeteram o Range Rover Sport SVR a testes der aceleração de 0 a 100 km/h em diferentes tipos de terrenos como asfalto, grama, neve e areia. Em todas as situações, o pneu usado nos testes foi o mesmo, o Michelin 275/45 R21, que é oferecido como stardard no modelo.
Durante os testes, a tecnologia Terrain Response 2 sempre era capaz de identificar automaticamente o tipo de terreno em que o modelo estava e selecionar o modo mais apropriado do sistema – Asfalto, Areia, Pedras, Grama/Neve, Lama – de forma a usar o máximo da capacidade do veículo, tudo sem a necessidade de nenhuma interferência do motorista. Caso queira, o motorista também pode acionar o modo que ele julga mais apropriado por meio de um botão.
Os temos de aceleração obtidos nos testes mostram a impressionante capacidade do veículo em oferecer alto desempenho mesmo quando os níveis de aderência variam bastante. Em uma superfície de grama húmida, situação notoriamente escorregadia, o tempo que o modelo levou para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h foi de apenas 0.8 segundo maior do que o Range Rover Sport SVR registou em uma situação ideal, com asfalto bastante abrasivo. Já na areia, o SUV levou apenas 5.5 segundos para cumprir o teste.