Alexandra Almeida desmistifica a Lei Rouanet
Criada em 1991, a Lei de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da cultura nacional. A lei é conhecida por sua política de incentivos fiscais para projetos e ações culturais, cujo cidadãos (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) podem aplicar nestes fins parte de seu Imposto de Renda devido. Atualmente, mais de 3 mil projetos são apoiados por ano por meio deste incentivo.
Mas a Lei Rouanet é alvo de muitos questionamentos sobre a destinação das verbas para projetos culturais. Como forma de explicar e desmistificar a Lei Rouanet, Alexandra Almeida, da Agius Cultural, dá algumas dicas para pessoas físicas ou jurídicas que quiserem doar para projetos e ações culturais:
“As empresas agora sabem distinguir e utilizar este benefício da forma correta. A gente dá várias oportunidades para novos atores, diversos profissionais voltarem para a cultura. As empresas estão acreditando e apoiando os projetos por lei de incentivo. Um deles é o espetáculo do Castelo Rá Tim Bum, no Memorial da América Latina”, conta.
Ainda de acordo com Alexandra, a pessoa física (artistas, produtores, técnicos) também pode doar, e a melhor forma de participar é procurar um contator ou um profissional apto para tratar do tema, inclusive a própria Agius Cultural. “Estamos a disposição para qualquer empresa sem nenhum custo para poder palestrar, falar e desmistificar para que cada vez mais as empresas utilizem esse benefício”, explica Alexandra.
O e-mail para contatar a Agius é [email protected].