Morar Bem é o foco da Casa Côr 2013
Arquitetos, decoradores, artistas e paisagistas estão reunidos na mostra Casa Cor de São Paulo, a mais completa mostra de tendências de arquitetura e decoração das Américas.
Nesta edição, o evento trouxe o tema “Morar Bem” representado nos 77 ambientes criados. Cada um deles visa o conforto, sofisticação e projetos inovadores além da naturalidade. Em 2013 o design brasileiro ganhou destaque com as peças produzidas pelos índios da tribo Yamanawá.
Além do estilo da casa da floresta, a praia também ganhou um lugar ao sol da Casa Cor e foi aposta do arquiteto Migotto que projetou um espaço de 500 m2, o maior espaço de toda a história da mostra.
Para o sócio do escritório de arquitetura, Ricardo Minelli, a parede recebeu o piso ladrilho hidráulico usado no chão. “… a intenção foi causar impacto já desde a entrada do espaço”, comenta o arquiteto. Mas se o profissional queria impactar, ele impactou com o Play List da Casa da Praia, que uniu músicas francesas com MPB.
Além de decorações totalmente voltada para o conceito morar bem, alguns projetos foram idealizados especialmente para os espaços comerciais e também ganham destaque na exposição.
Esse é o caso da dupla de arquitetas Regina e Bruna Carvalho. Como sobrinha de peixe, peixinho é. tia e sobrinha debutam na Casa Cor com espaço inspirado na rede paulistana Boulangerie. O projeto propõe um clima intimista para uma pausa depois de conhecer toda a exposição.
Para as arquitetas, a prioridade foi usar matérias primas naturais e autênticas. “…o piso foi feito com madeira de demolição, em peroba e cumaru”, comenta Bruna ao informar que a madeira recebeu o clareamento térmico sem produtos químicos. Os 96m² apresenta cadeira de fibra nacional, vime e também de couro natural harmonizados com mesas de bambu.
Um dos ambientes que mais reuniu VIPs foi o da arquiteta Brunette Fracarolli, que neste ano abordou os mil tons de cinza. Inspirado no best seller, o espaço trouxe um ambiente sóbrio e as amiga do programa de televisão Mulheres Ricas.
E para quem prefere evitar os tons cinzas do espaço sóbrio da Brunette Facarolli, o colorido do oriente é uma boa opção e apostando neste gosto que Sig Bergamim retornou à Casa Cor, depois de sete anos de ausência. Nessa volta, o arquiteto trouxe consigo o mar do Caribe, peças orientais e iluminação rica em velas.
Na Casa Pavilhão erguida como espaço Deca, ele usou madeira, cimento queimado, pedras, vime e muitas flores e tom dourado até no banheiro
Para a arquiteta Isabela Marchi, que estava em visita no espaço, a sala de banho é uma proposta que não isola o ambiente do quarto, varanda, sala de estar e home office.
“A atmosfera praiana, as peças orientais, o espelho d’água conseguiu dar a idéia de aconchego e tranquilidade desejada pelo profissional”, afirma Isabela.
Aproveitando o elemento água, o arquiteto Francisco Calio projetou no centro da casa uma piscina sob o lustre Bacarrat, exclusivo da Bergan Antiguidades.
“O studio 02 foi projetado para uma pessoa que tem uma vida agitada e cheia de compromissos”, comenta o arquiteto ao explicar que para atender o objetivo uniu as áreas de lazer e dormitório.
Para quem gosta de um bom vinho, a arquiteta Ana Cláudia Carmello projetou o Wine bar. “…usamos as cores vibrantes e cenários diferentes para atender o público diversificado”, comenta a profissional ao enfatizar que o espaço remete a nova preferência dos brasileiros pela bebida vermelha. “Hoje o vinho é consumido informalmente, para isso armazenamos em uma adega especial que é servida com dosadores que mantém propriedades do produto por até três meses”.
Para quem quer comprar algumas peças, o arquiteto Daniel Kalil projetou a loja da Casa Cor. Idealizada para vender os produtos da mostra, o espaço tem atraído uma grande movimentação de pessoas que querem peças que
unam a urbanidade e arte. ” Brincamos com peças retas, que remetem aos edifícios das cidades em harmonia com os moveis aconchegantes que lembram o lar”, explica Kalil.
Serviço:
Período: até dia 21/07/2013
Horário de Funcionamento:
Terça a Sábado : 12h às 21h30
Local: Jockey CLub