Cinco dicas para fazer a maquiagem de Carnaval
Carnaval é o momento ideal para tirar glitters, plumas e lantejoulas do fundo da gaveta e levar a turma maximalista para a folia graças às maquiagens artísticas que desfilam pelas ruas em plena luz do dia. E não é preciso ser um profissional da beleza para se pintar de acordo para o feriado. A seguir, listamos cinco dicas práticas para se jogar na maquiagem e arrasar no samba.
Olhos Multicoloridos
A mistura e o contraste de cores são sempre muito bem-vindos nos olhos, pensando sempre no diálogo entre tons claros e escuros. Cuidado ao usar produtos em pó muito pigmentados, de cores fortes, pois eles podem facilmente cair nos olhos e borrar o resto da maquiagem. Para evitar essa pequena tragédia, molhe o pincel antes de aplicar a sombra e deposite na pele pressionando-o levemente, evitando que o produto esfarele pelo rosto. Se optar por produtos cremosos, ótimos para fixação, lembre-se de sempre selar com outro produto em pó (sombras e pó translúcido) para evitar borrões e marcações indesejadas.
Maxi Cílios Postiços
Nessa época encontramos diversos modelos de postiços no mercado, um mais vibrante e maior que o outro. Os tamanhos podem assustar, incomodar e até deixar o visual exagerado. Para evitar isso, a dica é cortar o postiço, sem medo, e colar só na pontinha do canto externo dos olhos. Além de ficar lindo, dá um super efeito e abre o olhar, sem esconder todas as cores da pálpebra. As mais ousadas podem também aplicar os cílios na parte de baixo dos olhos: basta virar ao contrário e colar rente à raiz. Para não errar na fixação nem perder as pestanas no meio do bloco, além de optar por uma cola de boa qualidade, retire o excesso de cola que já vem no próprio postiço. Esse excesso atrapalha na hora de colar e compromete a fixação.
Aplicações Diversas
A cola de cílios pode ser uma das suas grandes aliadas no Carnaval, pois você pode utilizá-la também para colar aplicações como as famosas pedrinhas de strass, penas, adesivos, lantejoulas e glitter. Para fixar de forma segura e saudável as purpurinas, utilize também creme hidratante ou protetor solar, já que além de fixar irá hidratar e proteger a pele – você pode até misturar a purpurina diretamente com o creme, criando seu próprio brilho. Tente harmonizar de forma descontraída e natural, intercalando os brilhos com as texturas, sem se preocupar com a simetria, cada lado pode estar com cores e formas diferentes.
Molde Certo
Uma dica prática, rápida e que tem feito sucesso é utilizar diversos materiais para molde, como meia arrastão, telas, redes, stencil e etc. Basta escolher que tipo de textura quer criar, apoiar o molde bem firme na pele (não pode sair do lugar) e aplicar a maquiagem. Para isso, a melhor opção são os duo-cakes cremosos e as tintas líquidas. Ao invés de pincéis, aplique-as com esponjas em pequenas batidinhas. Para as mais apressadas, as tintas em spray para cabelo, que também fixam na pele, são uma ótima opção. Caso queira fazer desenhos como estrelas e corações mas não tenha domínio do pincel à mão livre, crie seu próprio molde em acetato ou cartolina, garantindo um desenho preciso e perfeito.
Boca em Festa
A aposta são os batons líquidos mates de alta fixação, em alta no mercado. A dica para acertar e não borrar é passar o batom com um pincel bem fino, pegando produto sem excesso e delineando a linha da boca para só então passar no resto dos lábios. Secou e borrou? Respire fundo e conserte com um pouco de base ou corretivo, sem precisar remover todo o batom. É importante lembrar-se de hidratar os lábios e retirar o excesso do hidratante antes de passar esses batons, pois são super secos e podem ressecar os lábios. Caso queria um pouco de brilho em cima da cor, passe um pouco de gloss. Se preferir os cremosos, é possível até mesmo criar sua própria cor misturando um batom com outro e utilizando pigmentos e até mesmo sombras em pó por cima – além de exclusividade é uma boa forma de garantir a fixação dos batons cremosos.