Paulo Branquinho inaugura galeria de arte em comemoração de 30 anos
Local onde morou Chiquinha Gonzaga, Manuel Bandeira e Madame Satã, a Rua Morais e Vale, na Lapa, no Rio de Janeiro vai ganhar uma galeria pelas mãos de Paulo Branquinho, que comemora 50 anos de idade e 30 como produtor de artes visuais.
A charmosa casa de fachada de pedra construída em 1778 tem 80 metros quadrados e vai contemplar a Paulo Branquinho Galeria de Arte que vai ser inaugurada com exposição dos artistas Gonçalo Ivo, Jeannette Priolli, John Nicholson, Luiz Aquila e Ronaldo Do Rego Macedo, que apresentam seus trabalhos tendo como tema o abstrato e o geométrico.
A inauguração que acontece no dia 20 de fevereiro conta com um evento paralelo na rua inteira, a Ocupação Cultural Morais e Vale, que segue até o dia 28, com pinturas de painéis nos muros e instalação de esculturas de grande porte nas calçadas ou penduradas nas fachadas, varal de gravuras e performances. Serão ocupadas nove casas, algumas em ruínas, outras em fase de reformas, que receberão mais de 100 artistas para a realização de exposições coletivas de pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias.
Três das casas, duas em ruínas e uma em processo de restauração, serão ocupadas por artistas que produzirão obras interativas com a arquitetura local. Entre eles, Ângelo Milani, Pérola Maia Bonfanti, Renata Richard, Roberto Chagas e o colombiano Jorge Rodriguez Aguilar.
Com apoio dos moradores e empresários da rua, que cederam suas casas e abraçaram a ideia, este evento passa a ser o primeiro projeto cultural que leva o selo da recém- criada AMEBECO – Associação de Moradores e Empresários da Rua Morais e Vale, Baixo Joaquim Silva, Beco dos Carmelitas e Marquês Rebelo –, na qual Branquinho responde como Diretor Cultural.
“Esta iniciativa vem tomando grandes proporções, integrando os vizinhos, a classe artística e a Prefeitura, se tor
nando também um convite aos cariocas e visitantes, para conhecerem a rua e seu belo casario. Pretendemos fazer da Ocupação Cultural Morais e Vale o primeiro projeto de uma série a serem oferecidos pela AMEBECO”, explica Branquinho.
Serviço
Ocupação da Rua Moraes e Vale.
Data: Sábado 20 de fevereiro, das 11h às 21h.
Período das exposições na rua e nas casas– de 20 a 28 de fevereiro
Horário de visitação: segunda a sexta, das 15h às 20h. Sábados, das 11 às 21h; Dom., das 11h às 20h.
Galeria de Arte Paulo Branquinho
Data: Sábado 20 de fevereiro, das 11h às 21h.
Período de exposição– 20 de fevereiro a 18 de março
Horário de visitação: segunda a sexta, das 15h às 20h. Sábados (20/02 e 27/02), das 11 às 21h; Dom. (21/02 e 29/02), das 11h às 20h.
Valor: Entrada gratuita