Alerta Fashion: SPFW vai mudar de data a partir do ano que vem
Enquanto os principais articuladores das semanas de moda internacionais debatem os rumos das próximas edições para que seus eventos fiquem em sintonia com os desejos do consumidor na era digital, o São Paulo Fashion Week já bateu o martelo sobre a direção que irá seguir: a partir de 2017, o calendário oficial da moda brasileira mudará suas datas e os desfiles passarão a acontecer em fevereiro e julho – atualmente, são realizados em abril e novembro. Cada marca terá sua diretriz particular, mas a ideia é que as coleções apresentadas na passarela estejam pouco tempo depois nas araras das lojas – movimento que vem sendo chamado mundo afora de “see now, buy now”.
Para viabilizar a distribuição das peças para multimarcas país afora, as grifes vão continuar realizando, meses antes dos desfiles, showrooms para compradores e imprensa, exatamente como fazem atualmente (a maioria participa de eventos do gênero em março/abril e em outubro/novembro). A diferença é que o mercado deve adotar uma política de embargo de informação nas redes sociais, para que nada seja postado até o SPFW.
“Há três anos e meio, mudamos a dinâmica do evento para que as marcas apresentassem suas coleções em showrooms e planejassem melhor a entrega das peças. De lá para cá, elas entenderam que essa organização era possível, algo que não pode se perder”, completa o idealizador e diretor criativo do SPFW.
Leia mais: Gisele Bündchen é capa da Arezzo
Paulo acredita que a mudança é algo inevitável nas fashion weeks mundo afora e mais viável de ser implantada rapidamente no Brasil, onde o evento sempre foi menos engessado e acompanhou os avanços da era digital ao longo dos anos – desde 2001, os desfiles do SPFW são transmitidos ao vivo na Internet.
“Com a importância das redes sociais atualmente, o desejo despertado pela passarela ganhou ainda mais força. O lançamento de peças logo após as apresentações já vem acontecendo por aqui há duas temporadas, por isso foi algo natural voltar o calendário novamente para o varejo”, diz o diretor criativo.
Leia mais: Jennifer Lawrence irreconhecível na campanha da Dior
A próxima temporada de desfiles em São Paulo, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, já começa a caminhar na direção dessa mudança: pela primeira vez, o evento não vai estar atrelado a uma estação específica – será simplesmente a 41ª edição do SPFW.