10 filmes para comemorar o dia internacional da mulher
No Dia Internacional da Mulher, o que não podia faltar é a lista de filmes que mostram as mulheres como elas são. Poderosas e obstinadas que mudam suas vidas e moldam a realidade de todos que vivem ao seu redor. Veja a seguir os dez filmes que homenageiam o dia.
As Sufragistas
O primeiro deles é o recém-lançado As Sufragistas. O filme retrata o movimento sufragista do final do século XIX e início do XX, na Inglaterra. O drama, lançado em dezembro de 2015, foca a vida de um grupo de mulheres que resistia à opressão da sociedade machista da época. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas.
Direção: Sarah Gavron
Elenco: Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep
Leia mais: Lançamentos de março
Joana d’Arc
Joana que, além de se intitular a “Donzela de Lorraine” tinha uma determinação inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, Carlos (John Malkovich), o delfim da França resolve lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims, onde o delfim é coroado Carlos VII. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do seu fim.
Direção: Luc Besson
Elenco: Milla Jovovich, Dustin Hoffman, Faye Dunaway, John Malkovich
Erin Brockovich
Dramatização da história real de Erin Brockovich (Julia Roberts), que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E) ao descobrir que a água de uma cidade no deserto estava sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes.
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Julia Roberts, Albert Finney, Aaron Eckhart
Frida
O drama biográfico de 2002, baseado no livro de Hayden Herrera, retrata a vida da pintora mexicana Frida Kahlo desde a sua adolescência até a morte. Frida foi um dos principais nomes da história da arte.
Direção: Julie Taymor
Elenco: Salma Hayek, Alfred Molina, Antonio Banderas
Tudo sobre Minha Mãe
Com direção de Almodóvar, o filme lida com temas complexos como AIDS, transativismo, identidade sexual, religião, fé e existencialismo, enquanto conta a jornada de Manuela (Cecilia Roth), que após a morte acidental do filho retorna a Barcelona para contar a tragédia ao pai do menino. Em seu caminho, ela encontra sentido para sua solidão por meio de uma série de mulheres com quem vai conviver.
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Penélope Cruz, Marisa Paredes, Antonia San Juan, Candela Peña
Leia mais: Filme – Nise o coração da loucura
Terra Fria
Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron), mãe solteira e com dois filhos para sustentar, é contratada pelas minas de ferro de Minnesota, que sustentam a cidade há gerações. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho.
Direção: Niki Caro
Elenco: Charlize Theron, Frances McDormand, Richard Jenkins, Sissy Spacek, Woody Harrelson, Sean Bean, Michelle Monaghan, Jeremy Renner
Pão e Rosas
As irmãs Maya (Pilar Padilla) e Rosa (Elpidia Carrillo), mexicanas de sangue quente, trabalham no serviço de limpeza nos Estados Unidos. O destinou coloca Sam (Adrien Brody), apaixonado ativista americano, no seu caminho, o que as leva a uma campanha guerrilheira contra seus patrões. A luta ameaça seu sustento, sua família e faz com que corram o risco de serem expulsas do país.
Direção: Ken Loach
Elenco: Pilar Padilla, Adrien Brody, Elpidia Carrillo
A Cor Púrpura
Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a “Mister” (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Danny Glover, Whoopi Goldberg, Rae Dawn Chong
Leia mais: Musical Wicked estreia em São Paulo
Livre
Perder a mãe, superar um divórcio e vencer o vício das drogas são ótimos ingredientes para descrever alguém que tem coragem de encarar de frente os problemas. Em Livre, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon), uma mulher que decide mudar de estilo e investir em uma vida junto com a natureza.
Direção: Jean-Marc Vallée
Elenco: Reese Witherspoon, GabyHoffmann, Laura Dern, Thomas Sadoski e Brian VanHolt
O Custo da Coragem
A jornalista Verônica Guerin é considerada sinônimo de coragem na Irlanda. Em O Preço Da Coragem, Guerin, interpretada por Cate Blanchett, é uma mulher que vive pelo jornalismo investigativo. Exemplo de determinação, seu desejo de justiça fez com que pagasse com a vida uma investigação sobre a máfia e o tráfico de drogas em Dublin, capital do país, durante a década de 90. Após seu assassinato, a população da Irlanda foi às ruas protestar, o que culminou na prisão dos barões do tráfico. Um ano depois do acontecido, os crimes caíram em mais de 50% no país.
Direção: Joel Schumacher
Elenco: Cate Blanchett, Ciarán Hinds, Gerard McSorley