Caminho da Bocaina: Uma peregrinação na natureza
O Caminho da Bocaina faz jus ao significado do trekking (seguir um trilho), que envolve não apenas caminhadas, mas sim uma imersão com a natureza e migração entre pontos. No Brasil o trekking está muito associado a parques nacionais e o da Bocaina apresenta o cenário perfeito para uma rota, uma vez que é considerado o paraíso do trekking no Brasil.
A rota teve início em 2007, com o levantamento geográfico, de segurança e de atratividade, sendo o Parque Nacional da Serra da Bocaina a fonte de inspiração para o trajeto dos amantes do trekking e ciclismo. Além disso, ela não está centrada na religiosidade, mas permite ao visitante uma autoanálise à medida que entra em contato com a natureza e busca a autos superação.
O Caminho da Bocaina tem 92 quilômetros de extensão iniciando-se no município de Silveiras, passando por Areias, São José do Barreiro, Arapeí e findando em Bananal, no extremo do estado. Com duração de cinco dias a pé, ou três dias de bicicleta o visitante poderá percorrer de uma extremidade a outra da Serra da Bocaina.
O intercâmbio cultural também é um atrativo no percurso. A vida rural é muito presente entre os que ainda residem no Parque, refeições e hospedagem na casa dos “bocaneiros” permitirão muitas horas de história oral e a experiência de viver o modo de vida diferente do cotidiano das cidades. Será possível levar as memórias do local por meio do artesanato, doces, queijos, entre outros.