Calminho, calminho! 10 lugares para relaxar em São Paulo
Entre as pedidas para o descanso estão parques, spa e centros religiosos
Em entrevista ao portal Clacrideias, Monja Coen, uma autoridade na meditação zen-budista, diz que é possível encontrar paz e equilíbrio mesmo em meio ao caos das grandes cidades. A monja afirma ainda que o ‘respirar consciente’ é uma verdadeira porta de escape para o stress.
1. Mosteiro São Bento (Basílica Nossa Senhora da Assunção)
Pra quem gosta de silencio e comunhão com Deus, este lugar é tudo!
O visitante esquece que está em pleno Centro de São Paulo quando cruza as grossas portas do Mosteiro São Bento.
Dentro do prédio reina o silêncio e a paz, favorecendo a meditação e orações. Tudo com a bela vista dos vitrais e a presença da arte sacra.
2. Centro de Estudos Budistas Bodisatva São Paulo
Localizada atrás do Shopping Pátio Paulista, na Rua Maestro Cardim, o centro tem programação para quem quer conhecer e até se aprofundar nos estudos budistas.
Você vai encontrar técnicas de meditação, recitação de mantras e até sessões de cinema, que são organizadas sob orientação do Lama Padma Samten.
3. Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi
A casa oferece cursos de meditação e retiros especializados para quem vive em rotina intensa.
O objetivo é formar “meditadores urbanos”. O espaço fundado há 19 anos também tem programação voltada às crianças uma vez por mês.
4. Jardim Botânico
Em meio a Serra do Mar, o lugar é um recanto, mesmo próximo da rodovia dos Imigrantes. Tem o lindo Jardim de Lineu; o Lago das Ninfeias; e o Bosque dos Passuarés. Adultos podem descansar e relaxar enquanto as crianças se divertem no Castelinho.
5. Ouvillas, no Parque Villa-Lobos
É um espaço do Parque Villa-Lobos dedicado para o relaxamento. Visitantes podem se sentar e deitar em bancos ou espreguiçadeiras e descansar ao som do compositor Heitor Villa-Lobos, que dá nome ao parque.
6. Praça do Por do Sol
Em vez de um happy hour na sexta-feira, parar o carro na Rua Desembargador Ferreira França e se sentar na grama da praça Coronel Custódio Fernandes, depois de um dia agitado pode ser maravilhoso também.
Conhecida como a Praça do Por do Sol, é um dos melhores lugares de São Paulo para se ver o crepúsculo, admirar a paisagem e abstrair da rotina.
7. Solo Sagrado de Guarapiranga
Depois da Segunda Guerra Mundial, o mestre japonês Mokiti Okada decidiu construir os ‘protótipos de paraísos terrestres’, os Solos Sagrados. No Brasil, esse lugar fica às margens da represa do Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo. É um dos recantos mais procurados na cidade para quem quer meditar e descansar a mente. O lugar também é usado por órgãos públicos, instituições privadas e religiosas para sediar eventos e cerimônias. Ali também é feito o ‘heike’, uma atividade oriental com imposição de mãos, significa “Energia Vital Universal”.
8. Spa Cidade Jardim
Quem não ama uma boa massagem ou aquele banho bem demorado de ofurô?
Dentro do Shopping Cidade Jardim, o spa oferece tratamentos voltados para quem quer repor a carga energética e combater o estresse.
Existem até profissionais que fazem um programa exclusivo, de acordo com o perfil do cliente.
9. Templo Budista Zu Lai
Um dos mais conceituados templos budistas na cidade, o grandioso templo localizado em Cotia, na Grande São Paulo, é para quem uma profunda ligação com o Budismo ou busca paz de espírito.
O Zu Lai propaga o Mahayana, por isso oferece diversos cursos, fazendo uso prático e cotidiano dos ensinamentos religiosos.
10. Templo Busshinji
Quem não quer ou pode ir muito longe para descansar tem como opção o Templo Busshinji, matriz da Escola Sotozen na América do Sul.
No Rua São Joaquim, bairro da Liberdade, esse templo é dedicado a pessoas que buscam a tradição do zen-budismo. Ideal para quem quer se iniciar no ‘zazen’, uma técnica de meditação em que se procura não pensar em nada.