Será que o couro feito com vinho vai substituir o couro animal?
Que os italianos têm um enorme dom para a moda e produção de vinhos, ninguém questiona. Mas o que chamou a atenção para a “relação” entre esses dois universos foi a descoberta do designer italiano Gianpiero Tessitore.
Ele criou um tecido que pode revolucionar a indústria da moda. Nomeado como Wineleather® (Couro de Vinho), o tecido é tão maleável e durável como o couro feito com peles de animais, mas é produzido de forma completamente sustentável e ética com fibras vegetais das cascas e sementes de uva, um subproduto da indústria do vinho.
A Itália é a maior produtora de vinho do mundo, respondendo por 18% de todas as garrafas vendidas no planeta. A fabricação da bebida gera milhões de toneladas de resíduos sólidos que podem ser aproveitados agora para o couro vegetal inventado por Gianpiero.
O tecido levou dois anos de estudos e testes para ser criado e começou a ser vendido há um ano. O material pode ser usado para fabricação de bolsas, calçados, revestimentos de móveis e para tudo mais que o couro convencional é usado atualmente.
No Brasil, o novo material tem potencial para substituir o uso do tecido sintético e do couro de animais.