SPFW movimenta R$ 1,5 bi na capital paulista
Nos últimos seis dias desfilaram pelos corredores da SPFW mais de 100 mil pessoas, que acompanharam as novidades da moda em 03 andares no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.
Nesta edição de Inverno 2011, a mais importante semana da moda do País completou 15 anos. Durante a trajetória da infância à adolescência, esta debutante lançou estilistas, modelos e aqueceu a indústria têxtil nacional, que atualmente movimenta R$ 50 milhões, com cerca de 30 mil companhias que empregam dois milhões de pessoas. Hoje 97% do faturamento do setor de moda vêm do mercado interno, tornando o Brasil competitivo internacionalmente.
Na edição deste ano, a presença de celebridades nas passarelas como Paris Hilton e Ashton Kutcher, mostrou que o Brasil definitivamente esta na moda.
Para celebrar a conquista, a direção do evento decidiu comemorar os 15 anos com sustentabilidade.
Segundo o organizador Paulo Borges, desde 2007 o SPFW é ecológico, se tornando o primeiro evento de moda do mundo neutro em carbono. Medidas como montagem e desmontagem rápida, geradores movidos à biodiesel e a implementação de iluminação eficiente reduziram o impacto ambiental do evento.
Com esses mesmos valores a Oi, maior empresa brasileira de telecomunicações e pioneira na prestação de serviços convergentes no país destacou-se nesta edição de inverno da SPFW 2011 com um lounge verde.
Presente em mais uma edição como a patrocinadora oficial da semana de Moda de São Paulo, o lounge da Oi desse ano fez uma abordagem com foco em arte e sustentabilidade.
CONHEÇAM ALGUNS ESPAÇOS DA MODA VERDE QUE DESFILOU NO LOUNGE DA OI
Jardim hipodrônico
Com 1.500 mudas de plantas que serão doadas as instituições, este jardim foi criado com a proposta de levar um pouquinho do Parque Ibirapuera para dentro da bienal com um jardim suspenso de samambaias.
Um museu de velhas novidades
Parece até letra do Cazuza, mas na verdade é o que se vê dentro do Brechó do lounge da Oi.
O espaço com 60 itens é um mergulho ao passado com roupas, móveis antigos e muita nostalgia dos estilos das décadas de 20 e 30.
Como o tema da Oi esse ano foi Sustentabilidade, até a loja pensou nisso e vendeu peças usadas de colecionadores, evitando a interferência do homem poluindo a natureza com a fabricação de novos produtos. Na loja, reciclar foi a palavra chave.
Os objetos são do passado mas os preços bem atuais. Os produtos variaram de R$ 100,00 à R$ 23.000,00 e atrairam em apenas 6 dias célebres consumidores como Júlia Petit e Astrid Fontenelle. O Toy Arte na cor vermelha, no valor de R$ 22.500,00 foi adquirido por Paulo Borges que já começou na semana da moda a construir o futuro das próximas edições.
Mas as grande sensação ainda foram as “cinquentonas”. As camisetas das décadas de 60 a 90, que tem como estampas as turnês das bandas da época como Kiss, The Doors, Guns and Roses foram uma sensação à parte. As peças exclusivas vieram da Europa, Japão e EUA e foram vendidas por aqui por até R$ 200,00
Câmera, Luz e Ação em arte na semana da Moda
O artista plástico e Videomaker Popoh pintou o set no Lounge da Oi, literalmente. Mas desta vez, numa Plataforma branca que a cada dia se transformou em um Set de Filmagem diferente.
Ao som do rap nacional Emicida, o artista usou spray de várias cores para transformar o painel em uma instalação de arte. Após cada desenho, os visitantes entravam, pisavam, usam o fundo decorado como cenário para fotos e principalmente para os vídeos do Popoh.
*Créditos das imagens: Ana Colla