Audi lança A1 em rali futurista abaixo da terra
Audi decidiu entrar na briga dos compactos de luxo no mercado brasileiro e, apesar de pequeno, o A1 preparou um megaevento de lançamento para mostrar ao Brasil toda a sofisticação da marca.
Para criar um evento de impacto, a montadora alemã instalou a AreaA1, espécie de lounge de galeria de arte, que após passar pela Europa, Ásia e África do Sul foi instalado sob o vão livre do edifício ainda em construção Brookfield Malzoni que fica no coração da avenida Faria Lima, em um dos quarteirões mais cobiçados do Itaim Bibi.
O empreendimento Triple A com 175 mil m² de área construída é considerado atualmente uma das construções mais importantes da capital paulista, com lajes corporativas que podem custar até R$5 mil m². Reunindo os mais modernos sistemas construtivos e de automação imobiliária, a obra tem projeto assinado pelo renomado escritório de arquitetura Botti Rubin Arquitetos Associados, com projeto paisagístico de Benedito Abbud, o que mostra o sinal do requinte na festa para o modelo.
Com a presença do presidente da Audi no Brasil, Paulo Sérgio Kakinoff, e o diretor de investimentos da Brookfield Incorporações, Alessandro Olzon Vedrossi, o A1 foi apresentado ao mercado brasileiro como um carro que alia a categoria Premium ao espírito jovem, com uma personalidade dinâmica e estilo arrojado.
O Brasil foi o mercado que mais registrou crescimento da Audi em 2010 com 62% de vendas, na frente da China com 60,7% e dos Estados Unidos que atingiu a margem de 23,6% .
Se a Audi é jovem e inovadora, o presidente da marca no Brasil também. Aos 36 anos de idade, Paulo Kakinoff é considerado um dos mais jovens presidentes de empresas nacionais. Até assumir a presidência da Audi, o ex-aluno de administração da Universidade Mackenzie não colocou o pé no freio durante a sua trajetória profissional. Em 17 anos de atuação no mercado automobilístico atuou como diretor de vendas e marketing da Volkswagen e diretor executivo para a América do Sul na matriz da Volks, na Alemanha. Mas foi na Audi que o jovem executivo inovou, usando 40% da plataforma de comunicação em redes sociais, mídias digitais e não esconde que jornalistas de blog, portais e revistas eletrônicas de Life Style fazem parte do seu mailing pessoal. E é com tamanha habilidade com comunicação online que Kakinoff conversou com ClaCrideias.
Executivos da montadora, Wagner Rodrigues e Valdir Pydd, comentam que o A1 tem como concorrentes diretos o Mini Cooper e o Fiat 500. Eles afirmam que o A1faz 18 km/litro de combustível na cidade e 21,7 km/litro na estrada e já comemoram que, apesar de recente no Brasil, o lançamento da Audi já faz grande sucesso entre o público jovem.
“… é justamente esse o alvo da Audi com o lançamento do A1. Por ser um carro compacto, com espaço para apenas 4 pesoas, é por consequência o mais barato da marca”, comenta Pydd ao enfatizar que o design também foi especialmente projetado para agradar o público de até 30 anos.
E vejam quem o Audi A1 agradou:
O compacto Premium, que custa a partir de R$ 89.900, chega às concessionárias esta semana, mas 600 unidades já foram comercializadas em regime de pré-venda, entre outubro e abril, sem nenhum comercial veiculado. A montadora já tem 30 mil fãs na página do carro no Facebook e a expectativa é comercializar 2.250 unidades do A1 em 2011, de um total de 7 mil veículos da marca.
A primeira impressão é a que fica e, pelo visto, o A1 cativou desde a entrada do evento onde ficou exposto e fez até algumas mães, na semana do dia delas, presentearem os filhos com o carro.
É o caso da empresária Margareth Esteves que resolveu fazer o mimo ao filho Eric.
Para mostrar a versatilidade e as características arrojadas do A1, a Audi montou uma pista Indoor subterrânea , localizada a mais de 18 metros abaixo do nível do solo, no 5º e 6º subsolos do edifício ainda em construção.
O espaço, projetado para abrigar o estacionamento do edifício com 2.500 vagas, foi transformada em uma pista com vidros, com climatização e iluminação especial.
Para pilotar os carros durante o percurso de mais de mil metros, a montadora contratou o piloto de Stock Car, Beto Gresse, e mais três competidores da modalidade – Maurizio Sala, André Nicastro, Sergio Jimenez que tiveram como copilotos os convidados do eventos que testaram o desempenho e a segurança do carros entre as colunas e alicerces do empreendimento, com direitos a manobras impensáveis na pista, como cavalos de pau a pouco metros dos pilares, fortes acelerações, frenagens “secas” praticamente “em cima” dos pilares, manobras para lá de bruscas e até mesmo “subidas a um ângulo de 45° nas paredes e aceleradas que foram de de 0 a 100 km/hora em 8,9 segundos”.
Para muitos a sensação foi alucinante, no mínimo uma mistura de Blade Runner com 24 Horas de Le Mans, disputada anualmente na França.
Mais de 40 toneladas de equipamentos foram utilizadas para dar vida ao espaço que teve como convidados a lista seleta e baladíssima da promoter Dayse Gasparian.
Até uma megapista de dança foi adaptada no quinto andar do subsolo da obra e o som foi pilotado pelo DJ alemão Tom Novy que veio da Alemanha especialmente para comandar as pick ups do evento e com Pocket Show de Juliana Barbosa.
A Audi Brasil, em parceria com a Brookfield Incorporações, aproveitou a oportunidade para realizar ainda um leilão beneficente de dois Audi A1, cuja renda foi doada para a Childhood Brasil, instituição que trabalha pela proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual.
Confiram a performance do carro que foi lançado e doado para instituição.