História de vida da cantora é sucesso de público na Inglaterra
Roupas extravagantes, maquiagem pesada e a voz forte eternizaram Amy Winehouse, que passeava como ninguém pelo cenário do soul, jazz e R&B. A morte da cantora e compositora britânica aos 27 anos comoveu o mundo e virou documentário: “Amy”. O filme lançado no Reino Unido traz imagens inéditas (como a que aparece aos 14 anos cantando “Happy Birthday” para uma amiga) e mais de 100 declarações de familiares e amigos, além de músicos e artistas.
A cantora foi encontrada morta em 23 de julho de 2011, depois de uma intoxicação etílica em sua casa do bairro de Camden, no norte de Londres. O ex-marido Blake Fielder-Civil e seus pais Mitch e Janis Winehouse colaboraram na direção do documentário.
Por enquanto, os fãs brasileiros vão ter que esperar um pouco, pois não há previsão para o filme estrear por aqui. Mas o canal da produtora no YouTube tem lançado teasers com cenas do documentário.
Quem acompanhou a trajetória de Amy viu que ela sofreu transtornos alimentícios e teve problemas com álcool e drogas. Para o então produtor de Amy, Nick Shymansky, o “lado obscuro foi muito divulgado” e com este documentário ele viu a oportunidade de mostrar uma face desconhecida para muitos.
O gerente de carreira, Nick Shymansky, e o diretor Asif Kapadia, falam sobre o filme na AOL Studios, em Nova Iorque
Sucesso de público e crítica
A estreia do filme sobre a vida de Amy Winehouse foi o melhor lançamento de um documentário britânico! Durante a primeira semana de exibição nas salas do Reino Unido, faturou mais de 500 mil libras. E a crítica britânica – por meio de Peter Bradshaw – não deixou por menos, sendo justa ao dizer que o longa é “uma obra-prima trágica”, recebendo cinco estrelas do jornal ‘The Guardian’.
A cantora influenciou muitas brasileiras! Senão na música, ao menos no estilo! Confira fotos de famosas brasileiras vestidas de Amy Winehouse:
“Rehab”, um dos sucessos de Amy: