Kobra grafita bailarina em muro de Paraisópolis para seu novo projeto
O grafiteiro Eduardo Kobra voltou às suas origens na capital paulista. Com seu projeto “São Paulo: uma Realidade Aumentada” o artista foi ontem à Favela de Paraisópolis, na zona sul, pintar um mural em homenagem à adolescente Daniela de Oliveira Souza, bailarina participante do Ballet Paraisópolis, projeto de dança com jovens a comunidade.
A ideia de fazer o mural com a jovem de 14 anos veio da identificação de Kobra com a menina: os dois são da periferia de Campo Limpo e batalham pelo seu espaço, ela como bailarina e ele como grafiteiro.
No dia 14, Kobra já tinha ido na região da Luz, na Cracolândia para expor uma série de nove quadros do grafiteiro retratando grandes personalidades ligadas ao tema da paz mundial. Além disso, os dependentes químicos que frequentam a área foram convidados a pintar um painel coletivo.
Já no dia 15, o artista lançou um aplicativo gratuito permitindo que os usuários tenham uma nova visão do mural que retrata o arquiteto Oscar Niemeyer no início da Avenida Paulista. Quando se aponta a câmera do celular para o painel, algumas obras do arquiteto que estão ocultas nos traços do seu rosto saltam à tela em imagens 3D.
O projeto tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a vida na metrópole, já que por São Paulo ser uma cidade caótica, as pessoas estão sempre estressadas e preocupadas e não prestam atenção em detalhes. A ideia é mostrar os problemas cotidianos na capital, retratando as questões sociais.