Enquanto os principais articuladores das semanas de moda internacionais debatem os rumos das próximas edições para que seus eventos fiquem em sintonia com os desejos do consumidor na era digital, o São Paulo Fashion Week já bateu o martelo sobre a direção que irá seguir: a partir de 2017, o calendário oficial da moda brasileira mudará suas datas e os desfiles passarão a acontecer em fevereiro e julho – atualmente, são realizados em abril e novembro. Cada marca terá sua diretriz particular, mas a ideia é que as coleções apresentadas na passarela estejam pouco tempo depois nas araras das lojas – movimento que vem sendo chamado mundo afora de “see now, buy now”.

Para viabilizar a distribuição das peças para multimarcas país afora, as grifes vão continuar realizando, meses antes dos desfiles, showrooms para compradores e imprensa, exatamente como fazem atualmente (a maioria participa de eventos do gênero em março/abril e em outubro/novembro). A diferença é que o mercado deve adotar uma política de embargo de informação nas redes sociais, para que nada seja postado até o SPFW.

“Há três anos e meio, mudamos a dinâmica do evento para que as marcas apresentassem suas coleções em showrooms e planejassem melhor a entrega das peças. De lá para cá, elas entenderam que essa organização era possível, algo que não pode se perder”, completa o idealizador e diretor criativo do SPFW.
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Paulo acredita que a mudança é algo inevitável nas fashion weeks mundo afora e mais viável de ser implantada rapidamente no Brasil, onde o evento sempre foi menos engessado e acompanhou os avanços da era digital ao longo dos anos – desde 2001, os desfiles do SPFW são transmitidos ao vivo na Internet.

“Com a importância das redes sociais atualmente, o desejo despertado pela passarela ganhou ainda mais força. O lançamento de peças logo após as apresentações já vem acontecendo por aqui há duas temporadas, por isso foi algo natural voltar o calendário novamente para o varejo”, diz o diretor criativo.
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A próxima temporada de desfiles em São Paulo, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, já começa a caminhar na direção dessa mudança: pela primeira vez, o evento não vai estar atrelado a uma estação específica – será simplesmente a 41ª edição do SPFW.