Viagem gastronômica da TAM leva passageiros as nuvens
A TAM Linhas Aéreas lançou durante um evento luxuoso no MuBe (Museu Brasileiro da Escultura), o novo cardápio dos vôos internacionais.
No tapete vermelho estendido desde a entrada do evento, desfilaram painéis com projeções de imagens e os pratos do Menu Sabores do Mediterrâneo, desenvolvido com ingredientes equilibrados e saudáveis proveniente da culinária mediterrânea.
Do lado de dentro da festa, o chef espanhol Sérgio Torres, que assina a consultoria com seu irmão gêmeo Javier deu o toque especial no Bar gelado com ostras fresquinhas.
Os chefs que também assinam a cozinha do restaurantes Dos Cielos, na Espanha e Eñe, em São Paulo e Rio de Janeiro, antecipam aos convidados as tendências gastronômicas mundiais que estarão disponíveis aos passageiros a partir do dia 10 de janeiro nas três classes dos aviões da Tam.
Durante o Jantar no ritmo de musica flamenca, show da cantora Marina de La Riva e muita paella, o novo Cardápio da TAM foi anunciado,. O menu vai oferecer mais de 500 opções durante todo o ano – entradas, pratos principais e sobremesas, servidos com utensílios de bordo que apresentam design elegante e moderno assinados pela holandesa deSter, acompanhando taças e copos de cristal vermelho tipo Baccarat.
O Chá a bordo desenvolvido pela teablender Carla Saueressig continuará disponível no cardápio de 2011 e a renovação da carta de Vinhos dos vôos internacionais, ficará sob responsabilidade do consultor Arthur Azevedo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, que pretende harmonizar os sofisticados pratos do cardápio internacional da companhia aérea com o vinhos de diferentes países e continentes.
Veja quem fez uma escala na Festa do Lançamento do Cardápio da TAM:
Cláudia Barroso, Líbano Barroso, Deborah Secco e Roger
Se a gastronomia por si é um rico estimulo aos sentidos, o que dizer quando o Jantar acontece nas nuvens. Algumas opções da Primeira Classe:
Camarões ao molho pesto, servidos com limão e radichio; Filé mignon em crosta de pão e ervas, realçado com emulsão de mostarda e vegetais; Costeleta de cordeiro com azeite com alecrim, acompanhado de polenta cremosa e tomate a provençal. De sobremesa, destaca-se a típica crema catalana.
Na Primeira Classe, o champanhe Drappier La Grande Sendrée (Champagne/França), proveniente de vinhedos de mais de 70 anos de idade, é sucesso garantido. Entre os vinhos, destacam-se os brancos Dr. Bürklin-Wolff Pechstein Grand Cru (Pfalz/Alemanha); e o Denis Dubourdieu Clos Floridene Blanc (Bordeaux/França); os tintos Château Canon Clos Canon, de St. Émilion (Bordeaux/França); o vibrante Señorio San Vicente, proveniente de uma minúscula propriedade de 18 hectares, situada no coração de Rioja, na Espanha; e o Altas Quintas, de Alentejo, um trunfo da moderna vitivinicultura de Portugal
Algumas das Opções da Executiva,
Filé de badejo com abobrinha marinada em azeite com manjericão, servido com risoto de cogumelos; Filé de frango em crosta de azeitona preta e pinoli, apresentado com arroz aromatizado com limão e aspargos verdes; Filé de pescada realçado com azeite com estragão, acompanhado de arroz selvagem, branco e vagem. Na sobremesa, uma das possibilidades é o bolo de iogurte, framboesa e amêndoas, servido com pistache.
Para a Executiva, foram escolhidos o champagne Drappier Carte d’Or, produzido na pequena e charmosa cidade de Urville (Champgane/França); os vinhos brancos Dr. Bürklin-Wolff Wachennheimer Altenburg Premier Cru (Pfalz/Alemanha) e o Alain Brumont Gros Manseng/Sauvignon, da França, um vinho que tem como aval a assinatura de um dos mais conceituados enólogos franceses, Alain Brumont (o mago de Madiran); e os tintos Jean-Luc Thunevin 3 de Valandraud, de St. Émilion, o nome mais influente de Bordeaux, quando o assunto é inovação e transgressão às rigorosas normas de produção dessa tradicional região francesa; e o Bodegas Protos Reserva, de Ribera del Duero, na Espanha.
Algumas das Opções da Econômica:
Salada de alface, abóbora, abobrinha e azeitonas; Caçarola de carne com cenoura e alecrim, servida com purê de batatas e abobrinha; Filé de frango ao molho demiglace com tomilho, servido com arroz com gergelim e vegetais e pudim de leite com especiarias, servido com calda de caramelo, formam uma refeição completa.
Para a Econômica, as escolhas para os voos de longa duração foram o vinho tinto argentino Martín Fierro e o vinho branco Vasco Pinto, de Portugal.