Guia Michelin lança edição com os melhores restaurantes de Rio e São Paulo
Os amantes da boa culinária levaram seus olhares críticos para um único lugar na noite de ontem: o Rio de Janeiro. Isso porque acaba de sair do forno a edição 2016 do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo, o primeiro da América do Sul, com os restaurantes estrelados da cidade.
A cerimônia no Hotel Belmond Copacabana Palace reuniu os chefs mais famosos do país, como Claude Troisgros, Alex Atala e Roberta Sudbrack. O D.O.M., restaurante de Alex Atala em São Paulo, foi o único do país a conquistar duas estrelas. O outro restaurante de Atala, o Dalva e Dito, conquistou uma estrela. A apresentadora Fernanda Lima foi receber o prêmio pelo Maní, restaurante do qual é sócia e que manteve uma estrela no ranking.
As duas cidades têm, juntas, 18 restaurantes avaliados com uma estrela – entre eles o Esquina Mocotó, o Tête-à-Tête e o Kan Suke, em São Paulo, e o Eleven, no Rio, que acabam de receber a primeira estrela.
Leia mais: Guia Michelin lança edição brasileira
Há mais de um século, o guia Michelin oferece aos leitores uma seleção dos melhores restaurantes, hotéis e pousadas do mundo todo. São mais de vinte países em quatro continentes.
Para testar a qualidade dos restaurantes, os inspetores do guia Michelin se passam por clientes anônimos, comuns, quando visitam um estabelecimento e sempre pagam sua conta. Mas, são profissionais quando avaliam cada prato, sempre se baseando nos 5 critérios: a qualidade dos produtos utilizados, a personalidade da cozinha, a técnica de cozimento e a harmonização dos sabores, a relação preço/qualidade e a regularidade. Os melhores restaurantes são destacados com Bib Gourmand ou estrelas (a nota maior é de 3 estrelas), com base exclusivamente na qualidade da cozinha e essas atribuições são sempre decididas em colegiado.
No Rio, o Eleven, do chef Joachim Koerper, ingressou na restrita lista dos restaurantes cariocas com uma estrela. Lasai, Mee, Olympe e Roberta Sudbrack, que já figuravam no rol no ano passado, mantiveram a posição.
O clima foi de confraternização, com os chefs insistindo que o importante mesmo é celebrar a gastronomia brasileira e a oportunidade de estarem todos juntos.
Leia mais: Araraquara ganha primeira food bike de doces gourmet