Confira detalhes sobre a vida e obra de Patricia d’Utra
Patricia d’Utra é uma pintora brasileira com influência dos mestres Van Gogh, Chaim Soutine, Georg Eisler, Munch, Egon Schiele e Klimt. A arte foi visceral em sua vida, na busca de um refúgio para os conflitos da alma. Começou pelo desenho livre e ilustrava suas poesias.
Pode ser definida como expressionista pela pintura dramática, explosão de sentimentos humanos com cores intensas e pinceladas vigorosas. Descobriu no barro a matéria-prima para esculpir as figuras humanas, que depois se tornariam seu foco constante. Atraída pela riqueza de possibilidades da arte em papier mâché, Patricia se envolve no universo das cores e formas, criando animais, máscaras e painéis cheios de humor e originalidade.
Estuda cinema em Nova Iorque e, em Roma, dedica-se mais à escultura. De volta ao Brasil, inicia-se na pintura como autodidata, encontrando o recurso verdadeiro que sua essência de artista tanto buscava. Até 2011, Patricia assinou com o sobrenome Cooke. A partir de 2012, adotou Patricia d’Utra, que também inaugura uma fase mais vibrante, com temas e cores explosivas.