Felipe Massa anuncia aposentadoria da Fórmula 1
Depois de 14 anos no topo do automobilismo mundial, o piloto Felipe Massa, de 35 anos, vai se aposentar ao final da temporada 2016. O anuncio foi feito em uma coletiva nesta quinta-feira (1/9), na cidade de Monza, na Itália, ao lado de Claire Williams, chefe de sua atual equipe.
O brasileiro já acumulou 242 corridas, 11 vitórias, 16 pole positions e 41 aparições no pódio, além de 14 voltas mais rápidas. A despedida será no Grande Prêmio de Abu Dhabi, em 27 de novembro, quando o piloto deve totalizar 250 corridas.
“A vida nos apresenta muitas escolhas e eu acho que chegou o momento onde eu tenho que fazer algo diferente. Talvez você me verá de novo ao volante de um carro de corrida, mas no momento a única certeza que tenho é que eu vou ter um longo tempo para decidir sobre o que fazer no futuro”, disse Felipe Massa em coluna do site “Motorsport”.
Como o contrato com a Williams se encerra neste ano e não havia perspectiva de renovação, Massa optou por se retirar. Ele foi contratado pela equipe inglesa desde 2014, mas teve um desempenho bem modesto, sem nunca chegar ao primeiro lugar no pódio.
“Amo correr e terei tempo para correr. Talvez eu dispute outro campeonato e siga fazendo o que tanto amo. Estou me aposentando aos 35 anos! Não me sinto tão velho para me aposentar, mas o esporte é assim mesmo”, afirmou o piloto.
Carreira
Massa iniciou sua trajetória na Fórmula 1 em 2002 pela equipe Sauber, onde permaneceu por três temporadas – em 2003 ele não participou do grid. Em 2006, foi anunciado como piloto da Ferrari, onde permaneceu por oito temporadas e correu ao lado de Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso.
O melhor ano da carreira do piloto foi em 2008, quando despontou pela briga do título e esteve perto de levar o troféu justamente no GP do Brasil, em Interlagos, mas perdeu a primeira colocação na última volta, quando Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock e chegou em quinto, sendo campeão por apenas um ponto.
“No GP do Brasil daquele ano, eu sabia que tinha feito o meu melhor. Venci a corrida e não tenho nenhum arrependimento sobre o que fiz – algo que me ajudou a assimilar a perda do título por apenas um ponto. Só fui saber o que aconteceu em Cingapura muito tempo depois e isso me machucou bastante”, escreveu Massa em sua coluna.
Em 2009, Massa subiu ao pódio na nona etapa, com um terceiro lugar no GP da Alemanha. Mas, na prova seguinte, foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello na Hungria. O piloto ficou afastado na ocasião e só voltou na temporada seguinte, em 2010. Após quatro anos que não foram muito satisfatórias, Massa se transferiu para a Williams em 2014.