15 atores que faleceram durante as filmagens
O ator Domingos Montagner, 54, morreu na tarde dessa quinta-feira (15/9) após mergulhar no rio São Francisco e ser arrastado pela correnteza na região de Canindé de São Francisco. O corpo foi encontrado pelos bombeiros no final da tarde a 18 metros de profundidade da superfície do rio, preso á pedras, próximo da Usina de Xingó.
Domingos estava acompanhado da atriz Camila Pitanga que, ao sentir a correnteza, por duas vezes tentou segurar a mão do colega de trabalho. Quando percebeu que o ator não retornava à superfície, acionou a produção e as buscas começaram imediatamente. Os dois haviam gravado uma cena da novela Velho Chico e almoçado juntos, quando resolveram tomar um banho de rio no local.
Nascido em São Paulo, em 1962, o ator iniciou a carreira em teatros e circos. Em 2006 ingressou na tv e participou de 13 programas, entre séries e novelas, além de nove filmes, como “Gonzaga: De Pai pra Filho (2012). Domingos ganhou notoriedade nacional ao interpretar o Capitão Herculano, em “Cordel Encantado” (2011) e João Miguel “Sete Vidas” (2015). Outros papéis de destaque foram o presidente Paulo Ventura de “O brado retumbante” (2012), Zyah de “Salve Jorge” (2012) e Santo na atual novela das nove da Rede Globo, “Velho Chico” (2016).
Relembre abaixo outros atores que morreram durante as gravações:
Umberto Magnani
O ator também fazia parte do elenco de “Velho Chico” como Padre Romão, que foi substituído pelo ator Carlos Vereza. Aos 75 anos, ele se preparava para gravar cenas da telenovela quando passou mal e sofreu um acidente vascular encefálico.
Wagner Bello
O ator interpretava o extraterrestre Etevaldo na série infanto-juvenil “Castelo Rá-Tim-Bum” da TV Cultura, quando faleceu em 12/8/94, vítima de complicações decorrentes de Aids. No episódio após a morte do ator, Siomara Schroder interpretou a irmã do personagem.
Rogerio Cardoso
O avô Seu Floriano da série “A Grande Família faleceu aos 66 anos, em 24/7/2003, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Francisco Milani, que foi chamado para substituir o ator com o papel de Juvenal, o Tio Mala, faleceu em 2005.
Nair Bello
A atriz fazia parte do elenco de “Pé na Jaca” (2006) e gravou as primeiras cenas da novela mas, uma semana antes da estreia, ela sofreu uma parada cardíaca e entrou em coma. Nair ficou hospitalizada e faleceu cinco meses depois, sendo substituída por Arlete Salles.
Luiz Carlos Tourinho
Aos 43 anos, o ator que interpretava Nezinho na novela “Desejo Proibido” (2007) morreu em 21/01/2008 após dar entrada no hospital, vítima de uma parada cario-respiratória provocada por um aneurisma cerebral.
Mara Manzan
A atriz interpretou a indiana Ashima em “Caminho das Índias” (2009) aos 57 anos. Desde 2008 lutava contra um câncer de pulmão e já havia chegado a interromper as gravações na novela, mas retornou após uma melhora. Em 13/11/2009, dois meses após o término da novela, ela faleceu.
Marly Bueno
Aos 78 anos, a atriz Marly Bueno foi diagnosticada de peritonite, uma intensa inflamação abdominal de causa infecciosa. Em 12/4/2012, após uma cirurgia de urgência, ela faleceu devido à disfunção de múltiplos órgãos. A atriz já havia encerrado recentemente as filmagens da minissérie “Rei Davi” (2012), da Rede Record.
Marilia Pera
Vítima de câncer de pulmão, a atriz faleceu aos 72 anos, em 05/12/2015. A atriz interpretava Darlene em “Pé na Cova” (2013), mas a novela já havia sido totalmente gravada e finalizada e continuou sendo exibida após a morte da atriz.
Paul Walker
O ator morreu aos 40 anos durante as filmagens do sétimo longa de “Velozes e Furiosos”, em 2013. Ele sofreu um acidente de carro decorrente de falhas mecânicas no veículo. Seus irmãos Cody e Caleb Walker ajudaram a finalizar as cenas do filme.
Cory Monteith
O ator canadense foi encontrado morto em um quarto de hotel em Vancouver, no Canadá, após consumir heroína e álcool em 13/7/2013. O ator tinha um histórico de uso de drogas ilícitas e passou um período na reabilitação. Ele interpretava o Finn Hudson na série “Glee” e havia gravado dois filmes recentemente: ““All the Wrong Reasons” e “McCanick”.
Heath Ledger
O ator foi encontrado morto em seu apartamento por overdose de medicamentos em 22/1/2008 no término das gravações de “Batman: O Cavaleiros das Trevas”, onde o ator interpretava o Coringa. A morte do ator ocorreu antes da estreia do filme e no início das gravações de “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”, que teve o roteiro alterado.
Bruce Lee
Em 20/7/1973, Bruce Lee morreu devido a um edema pulmonar causado por um remédio composto por analgésico e relaxante muscular. O ator estava no meio das gravações dos longas “Operação Dragão” e “Jogo da Morte” e os produtores tiveram que utilizar sócias e material de arquivo para finalizar os filmes.
Brandon Lee
Em fevereiro de 2015, completou 50 anos da morte de Brandon Lee. Durante a gravação de uma cena do filme “O Corvo” (1973), em que o personagem do ator leva um tiro, a ficção se tornando realidade. A arma, que deveria estar carregada de festim, estava com bala de verdade. Lee foi levado ao hospital e passou seis horas em cirurgia, mas não resistiu e faleceu aos 28 anos.
Marilyn Monroe
Marilyn Monroe morreu aos 36 anos enquanto dormia, em Brentwood, na Califórnia, em 5/8/1962. Na época, ela participava das filmagens de “Somethings Got to Give”, co-estrelado por Dean Martin e Cyd Charisse. A causa da morte foi declarada como overdose de barbitúricos, mas muitos ainda hoje acreditam que a morte da atriz possa ter sido planejada, uma vez que ela estava envolvida com o presidente dos EUA, John F. Kennedy e teria tido um suposto caso com Bob Kennedy, irmão de John.