Guilhotina Filmes apresenta Cordel de Trancoso
O Cordel de Trancoso terá sua primeira sessão especial para amigos, comunidade de Trancoso e o público paulistano habitué do vilarejo baiano nesta quarta-feira (7/12), no Cinemark do Shopping Cidade Jardim.
Localizado no Sul da Bahia, Trancoso é redescoberto nesse documentário longa-metragem, produzido pela Guilhotina Filmes com realização do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, através Programa de Ação Cultural – ProAC, o ‘Cordel” nasce para encantar o público contando a linha histórica de Trancoso, desde sua fundação pelos jesuítas no século XVI, passando pelos hippies que lá habitavam nos anos 70, até os dias de hoje, com as festas religiosas de São Brás e São Sebastião que reúnem toda a comunidade, além de grandes festas no período do réveillon – que fortalecem o turismo e fomentam a economia.
Com trilha sonora assinada pelo trovador ucraniano Estas Tonne, personagens icônicos do famoso “Quadrado” – Centro histórico da cidade – relatam suas vidas e histórias. “Quisemos retratar Trancoso em sua real essência. Incluindo seus personagens tão peculiares” afirma o cineasta Pedro Urizzi, um dos responsáveis pela direção e produção. O documentário mostra o significado dos mastros em frente à igreja – que são trocados todo ano nas festas de São Sebastião e São João Batista – e capta cenas do cotidiano do vilarejo. “Estávamos na missa e, de repente, a Elba Ramalho começou a cantar. São momentos que só Trancoso pode proporcionar. Corremos e conseguimos capturar essa linda cena” completa o sócio Felipe Solari também responsável pela produção e direção. A dupla exibiu, em primeira mão, o Cordel de Trancoso no Meca Festival, no Instituto Inhotim, no início de novembro.
Com todo apoio da agência Haute, que há oito anos leva entretenimento e benfeitorias para o município, o filme ganha a sessão especial produzida pela própria agência, no dia 7 de dezembro, com participação da cantora Elba Ramalho. E, em 2017, deverá ser disponibilizado em plataformas VOD e salas de cinema.