As marcas mais amadas pelo consumidor brasileiro
Quando o assunto é a relação emocional dos consumidores com as marcas, o Boticário sai na frente no mercado brasileiro, seguido de perto pela rival Natura.
A conclusão da pesquisa encomendada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) foi realizada pela consultoria Officina Sophia, onde a empresa com melhor pontuação foi O Boticário com 131,7, deixando as outras empresas bem longe. Em segundo lugar está a marca Louis Vuitton com 102,7, seguida de perto pela Nestlé, 102,4. Fechando o Top 5 estão a marcar de calçados femininos Prada com 99,7 e a Samsung – 94,7
Para a realização da pesquisa, foram avaliados 40 atributos relacionados a temas como qualidade do produto, disposição dos clientes em investir recursos, presença ativa nas redes sociais, lealdade dos consumidores e apego emocional com a marca, entre outros.
+ VEJA A LISTA DAS MELHORES COMPANHIAS AÉREAS
As cerca de 1.500 entrevistas foram distribuídas entre as cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Jundiaí, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre e Curitiba.
Segundo o especialista em relações de consumo e varejo, Roberto Meir, empresas cujos produtos se associam à moda e design criam uma maior identificação com o consumidor. “O Boticário é uma empresa que investe muito em inovação e beleza. Em uma cultura como a brasileira, que valoriza os cuidados com o corpo, trabalhar a autoestima como DNA da marca foi fundamental para consagrá-la a mais amada”, analisa.
O desempenho foi medido de 0 a 200 pontos.
Veja abaixo como ficou o ranking de cada categoria: