Carlicity gera renda extra para os motoristas de Recife
A startup Carlicity, comandada por Pedro Borges, chegou nesta semana em Recife com a proposta de uma nova oportunidade de renda para os pernambucanos. É o projeto de carro outdoor, onde motoristas podem adesivar seus carros com propagandas de anunciantes e ganhar até R$ 2.000 mensais.
Funciona assim: os interessados cadastram de forma gratuita os dados do veículo no site da empresa e enviam todo o itinerário percorrido no dia-a-dia. Em seguida, a startup busca as marcas que mais se adequam e se interessam pelo percurso.

(Foto: Divulgação)
O motorista cede aproximadamente 40% da lataria do carro para aplicação de adesivos e segue o trajeto diário com os anúncios publicitários. A cada quilômetro rodado, o condutor do veículo recebe R$ 1,50, podendo chegar à R$ 2.000 no final do mês.
A engenheira pernambucana Suyane Machado estava em busca de uma renda extra e foi uma das motoristas que tiveram o veículo adesivado na capital pernambucana. “É uma renda a mais que vou receber com um carro que eu já tinha disponível, e agora estou utilizando ele para fazer propaganda e receber um dinheirinho nas atividades corriqueiras do dia-a-dia”, conta.

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A proposta da empresa é transformar carros privados em outdoors ambulantes. Recife foi a cidade escolhida para a primeira campanha, tanto pela escolha do anunciante, quanto pela representatividade estratégica da cidade.
De acordo com o Detran, 1.497.822 veículos circulavam na capital pernambucana em 2008. Cinco anos depois, esse número passou para mais de 2,3 milhões. Atualmente, Recife aparece na oitava posição da lista das dez cidades do mundo que mais sofrem com trânsito. O relatório da empresa TomTom, divulgado em março de 2016, mostra ainda que os condutores de automóveis da cidade gastam 160 horas extras nos trajetos.

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“O aumento da frota de veículos e o crescente desemprego potencializam o nosso modelo de negócio, que vai complementar a renda dos pernambucanos, injetando R$ 24 mil na economia local por cada motorista”, frisou o diretor da empresa, Pedro Borges.
Na capital pernambucana já são 130 motoristas cadastrados na cidade e aproximadamente 200 em todo o Estado. No País, um total de 30 mil motoristas já aderiram.
O empresário João Paulo foi o primeiro motorista a ter o veículo adesivado em Recife e horas depois já estava de volta para colocar os anúncios no carro do pai. “Vou trazer a família inteira, já estão todos inscritos. É uma renda extra para fazer o que já faço e que posso utilizar tanto no percurso fixo do dia-a-dia como em finais de semana para passear”.

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Durante todo o processo, o condutor não terá nenhuma despesa. O anúncio é gratuito e os custos dos anúncios serão arcados pelos anunciantes.
“Cerca de 80% do valor do contrato de anúncio vai para o motorista”, detalhou Borges, que é português e trabalhava com desenvolvimento de tecnologias antes de criar o negócio. A meta é abocanhar 1% dos R$ 100 milhões movimentados com publicidade no Brasil todos os anos.

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Ao término da campanha, o adesivo é retirado e é garantido que não há danos ao veículo. “Trabalhamos com material de primeira linha, específico para veículos e com uma durabilidade externa de um ano”, explica Manuel Bezerra, funcionário da Impacto Adesivos, especializada no envelopamento automotivo em todos os tipos de veículos.
- “É uma renda a mais que vou receber com um carro que eu já tinha disponível”, explica Suyane (Foto: Divulgação)