Lançamento de Uma trufa e 1.000 lojas depois
O Presidente da Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa, lançou semana passada na Livraria Cultura seu mais novo livro, com dicas baseadas em experiências pessoais e profissionais para construir e consolidar um negócio de sucesso.
A nova obra promete motivar empreendedores de todo o País por meio de um guia prático e eficaz, inspirado na trajetória de uma marca sólida.
O livro Uma Trufa e… 1.000 lojas depois! da Editora Alaúde, traz sete conselhos do jovem empresário, que criou a maior rede de chocolates finos do mundo e a maior franquia de alimentação do Brasil, celebrando hoje suas mil lojas em todo o País.
A obra é dividida em sete capítulos e traz histórias da vida do autor com relatos das dificuldades, conquistas e superações ao longo destes 22 anos de trajetória. Os leitores contam ainda com exemplos práticos do cotidiano da empresa abordados nos temas: Visão – Tenha objetivos e não desista deles; Disciplina – Dedique-se de corpo e alma ao que acredita; Pés no chão – Não deixe o sucesso tirá-lo do prumo; Aprendizado – Descubra algo novo todo dia; Inovação – Surpreenda sempre!; Valorização das pessoas – Ajude os outros a serem felizes e Paixão – Mantenha a chama acesa.
“Meu grande desafio pessoal é permanecer com o mesmo espírito do começo, de paixão pelo trabalho e entrega plena a um sonho.”, comenta Alexandre.
A HISTÓRIA DA MAIOR REDE DE CHOCOLATES FINOS DO MUNDO
A Cacau Show surgiu no começou da Páscoa de 1988. Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Sua maior surpresa ao chegar com o pedido na fábrica foi que não havia possibilidade de produzir ovos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, resolveu produzir os ovos por conta própria, comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro. Após três dias, com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue.
O lucro dessa primeira encomenda, aproximadamente US$ 500, foi o capital inicial para Costa criar a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde. Porém, logo depois passou a pagar aluguel pelo espaço. Costa se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento, contou com capital externo ou empréstimos bancários.
A primeira loja da Cacau Show nasceu no final de 2001 e o negócio cresceu rapidamente. No ano seguinte, eram 18 pontos-de-venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano e totalizavam 230, o que já fazia da Cacau Show a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas. Em 2005, Alexandre foi condecorado com o prêmio Melhor Franquia do Ano, da Editora Globo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. O império estava formado, mas foi em 2010 que ele alcançou sua meta e chegou com mil lojas no Brasil.